Skip to content

Conselheiros reprovam convênio com Fuvest para o Pasusp

dezembro 12, 2011

Reunião CEE 09/12/2011

A reunião do dia 14 de dezembro será a última do ano. A próxima, conforme decisão dos conselheiros, será retomada no dia 1º de fevereiro de 2012.

Nos encaminhamentos do dia, destacou-se a reprovação pelo Conselho do convênio entre a Secretaria Estadual de Educação (SEE) e a Fuvest para a realização do Pasusp (Programa de Avaliação Seriada da USP). A maioria dos conselheiros acompanhou o voto desfavorável de Eunice Durham, vice-presidente até o retorno de Nina Ranieri.

“Não é questão de negar autonomia à universidade”, disse Eunice. Ela se diz contra o fato de o governo dar dinheiro para um projeto que, na opinião da conselheira, não inclui os alunos de escolas públicas. O temor manifestado por Eunice, é que a realização de provas de ingresso ao longo do ensino médio levaria as escolas públicas a terem uma educação voltada para o vestibular, e o ensino médio deveria ser mais que isso.

A vantagem do vestibular, disse, é zerar desempenho anterior. E, até por uma questão de maturidade, os alunos só estudariam seriamente nos cursinhos pré-vestibulares. A USP deveria, então, se responsabilizar por oferecer cursinho gratuito para preparar os alunos para a sua prova. Assim, a conselheira defendeu que a Universidade deve contribuir mais com o ensino médio.

João Grandino Rodas, reitor da USP e conselheiro, não se manifestou.

Saiba mais sobre o Pasusp aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: