Skip to content

CME-Piracicaba: nova conselheira empossada para representar segmento de mães e pais

maio 7, 2012

O blog De Olho nos Conselhos publica textos de cidadãos(ãs) que acompanham reuniões dos conselhos de educação de sua cidade ou estado, reservando-se o direito de editar as informações. O conteúdo do relato, de caráter pessoal, não é de responsabilidade do Observatório da Educação. Escreva para observatorio@acaoeducativa.org para participar.

Por Carlos Henrique Tretel, de Piracicaba (SP)

Na sede provisória do CME-Piracicaba, no último dia 12, aconteceu a reunião ordinária do mês de abril sob a presidência de Sônia Cristina Ramos. Estiveram presentes as conselheiras Maria Aparecida Villa Nova, Rosana Calil, Simone Portugal e o conselheiro Carlos Marcelo Yamakawa.

De início, houve a aprovação da ata da reunião anterior. Na sequência, a presidente comunicou a existência de justificativas para as ausências de Camila Theodoro da Silva, Benedita Ivete Brandine Negreiros e Pedro Motoitiro Kawai e apresentou, em seguida, nova conselheira, Simone Portugal, para representar, a partir desta reunião,  o segmento de pais de alunos da rede estadual de ensino, em substituição a Avani E. Silva.

Nos informes, a presidente registrou, então,  o recebimento de ofícios (veja aqui) da Promotoria de Justiça de Piracicaba requerendo informação sobre dias, horários e locais das reuniões do CME-Piracicaba, em virtude de e-mails que encaminhei a este colegiado solicitando essas mesmas informações em dezembro/11 e fevereiro/12, e-mails esses já publicados neste blog.  Registrou ela já ter respondido o requerimento (leia aqui).

Disponibilizou a presidente, por fim, o parecer CPLE/CME-Piracicaba nº 01/2012 que marca a posição do colegiado a respeito do pedido de matrícula no ensino fundamental de criança que completou 6 anos após o final de março deste ano (leia o documento).

Aberta a palavra aos demais conselheiros, Rosana Calil comunicou a realização, no próximo dia 24, de uma feira sobre educação profissional. Será no Engenho Central, em mais uma realização da Diretoria de Ensino de Piracicaba, www.derpiracicaba.com.br.

Quanto à análise das contas da Secretaria de Educação, há que se registrar que deixou de fazer parte da dinâmica do CME a expedição de ofícios em que sejam solicitados esclarecimentos à SME, tendo sido os últimos solicitados pessoalmente pela presidente Sônia.  Assim, desde esta reunião, a presidente repassa as explicações obtidas verbalmente com os servidores da administração pública, continuando, no entanto, salvo melhor juízo, cabendo ao plenário do CME a formulação das perguntas que a presidente dirigirá, quando necessário for,  a quem couber respondê-las.

Há que se registrar, ainda, protesto do plenário quanto a possibilidade observada de aditamento de contratos depois de assinados, bem como protesto pela não disponibilização por parte da SME dos empenhos referentes ao transporte de alunos e à Limpadora Paulista, protesto este que levou o plenário a estipular o próximo dia 26 como prazo final para apresentação de tais empenhos financeiros por parte da administração pública, sob pena de parecer desfavorável às contas por parte do CME.  No dia 26 de abril, portanto, às 14:30 horas, salvo alterações de última hora, ficou designada nova reunião extraordinária para análise das contas da SME.

E não poderia deixar de registrar o recebimento dos memoriais com os quais a nova conselheira Simone Portugal se apresenta (leia o texto aqui). Felicidades nesta nova empreitada, Simone. E fique à vontade para encaminhar textos ou comentários para discussão aqui no De Olho nos Conselhos. Em breve pretendo, se for possível, publicar os cadernos do Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares do MEC sobre os quais falamos recentemente. Acho que poderíamos puxar uma boa discussão com a ajuda deles. O que você acha?

Leia também o Regimento Interno do CME-Piracicaba.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Carlos Henrique Tretel permalink
    maio 8, 2012 12:29 pm

    PIRACICABA, 07 DE MAIO DE 2011.

    CONVOCAÇÃO REUNIÃO ORDINÁRIA

    Convocamos os Membros Titulares do Conselho Municipal de Educação, a comparecerem no dia 10/05/12 (quinta-feira), às 17h30min, para Reunião Ordinária, que será realizada na sala provisória do CME, na Creche Nosso Lar.

    Os Conselheiros Suplentes estão convidados a participar da reunião.

    Pauta:

    1. Expediente

    • Aprovação da ATA da Reunião anterior.
    • Justificativas de falta.
    • Informes da Presidente
    • Outros

    2. Ordem do Dia

    • Distribuição do Estatuto da UNCMESP e das propostas de alteração para estudo.
    • Apresentação e votação do PARECER sobre as contas da SME referentes ao ano 2011.

    Contamos com sua presença

    Atenciosamente.

    Sônia Cristina Ramos
    Presidente do CME-Piracicaba
    cme.piracicaba.sp@gmail.com
    Rua Dr. Antonio Augusto Barros Penteado, 17
    Bairro Jardim Elite
    CEP 13417-380

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: