Skip to content

Conselho aprova implantação de programas de educação ambiental

junho 14, 2012

Com atraso de mais de uma hora, a sessão do dia 06 de junho começou com catorze conselheiros presentes, tendo justificado ausência os conselheiros Nina Ranieri, Arthur Fonseca, Milton Linhares, Maria Lúcia Vasconcelos, Mário Vedovello, Suely Alves Maia, Maria Cristina Storópoli e Sérgio Tiezzi.
A sessão foi curta e foi aprovado um parecer sobre a grade curricular do Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva e o processo para a implantação de ações e programas de educação ambiental na rede estadual de ensino, através da parceria entre a Secretaria do Estado da Educação e a Secretaria do Estado do Meio Ambiente. A relatora Suzana Tripoli ressaltou como a medida é “importante para as nossas escolas”, por tratar do tema da educação ambiental, tão em voga atualmente.

Sessão do dia 30 de maio

Na sessão ordinária da semana anterior, o debate central girou em torno do parecer que foi apresentado no Fórum Nacional dos Conselhos de Educação, que trata do regime de colaboração do sistema de ensino. A conselheira Guiomar Nano de Mello, que esteve presente no encontro que ocorreu em Brasília, chamou atenção para o item sobre a agenda que institui o Sistema Nacional de Educação, ou seja, a construção de um sistema nacional para garantir um padrão unitário de qualidade educacional do país.
Alguns conselheiros, como Eunice Durham, mostraram-se relutantes em acreditar na participação do CEE-SP no Fórum. “É absolutamente impossível de se chegar a uma política nacional através dessa forma pseudodemocrática, com um fórum que junta conselhos municipais e estaduais de quase cinco mil membros. O CEE-SP deveria se recusar a participar, pois não é um Fórum no qual seremos ouvidos”.
Depois de muita discussão, chegou-se à conclusão de que o documento apenas orientará os caminhos de implementação do sistema nacional. “Imagino que ele vai ser aprovado como um documento orientador, não normativo”, disse o conselheiro Milton Linhares.
No final da reunião, foram apresentados ao Conselho os resultados do Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) de 2011. A apresentação, feita pela professora Maria Lucia Guardia, da SEE, foi feita às pressas por causa do horário e do número reduzido de conselheiros no plenário. Devido à importância dos dados e do interesse dos conselheiros, a professora deve voltar a apresentar os resultados em outra sessão.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. Carlos Henrique Tretel permalink
    junho 15, 2012 12:49 am

    Olá, gente, bom dia! Venho com a conselheira Simone do CME-Piracicaba produzindo conhecimento acerca da política de educação ambiental no sistema de ensino de Piracicaba (influenciada, logicamente, pela elaborada para a rede de escolas estaduais) e, não ficando satisfeito com as informações trazidas por esta matéria, postei mensagem no “fale conosco” disponível no site do CEE-SP, http://www.ceesp.sp.gov.br, que reproduzo logo mais abaixo, explicativa por si. Assim que obtiver resposta à mensagem, compartilharei-a com vocês. E, Simone, caso você queira complementar nossas pesquisas por aqui, com novas ou melhores informações, fique à vontade. OK? Um abraço, Carlos.

    “Tendo lido a reportagem intitulada “Conselho aprova implantação de programas de educação ambiental” publicada no blog De Olho nos Conselhos, http://www.deolhonosconselhos.wordpress.com na data de ontem, 14, e não tendo possibilidade por ela de conhecer a fundo o parecer sobre a grade curricular do Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva e o processo para a implantação de ações e programas de educação ambiental na rede estadual de ensino que, segundo a reportagem, teriam sido tema da sessão do CEE-SP do último dia 06, venho, pela presente, mui respeitosamente, solicitar reprodução do parecer e do processo em referência por este site do CEE-SP, uma vez que, salvo melhor juízo, não localizei no http://www.ceesp.sp.gov.br sequer notícia dessa sessão do dia 06. No aguardo da publicação dos documentos, notadamente do processo para a implantação de ações e programas de educação ambiental na rede estadual de ensino, uma vez que o parecer deve em breve, salvo engano, ser publicado em espaço próprio deste site, despeço-me, agradecendo antecipadamente a atenção”. Carlos Henrique Tretel.

  2. Carlos Henrique Tretel permalink
    junho 23, 2012 1:42 am

    Olá, gente observadora, bom dia!
    Estou a escrever pedido semelhante ao que fiz ao CEE-SP para a SEE-SP, conforme reproduzo logo mais abaixo, através do site Queremos Saber, http://www.queremossaber.org.br. Redigi por lá, no entanto, essa mensagem (em criar nova solicitação) e obtive o seguinte retorno “please signa t the bottom with your name, or alter the ‘atenciosamente’, signature”. O que significa isso? Alguém poderia me ajudar? E também não visualizei tecla alguma para enviá-la… Como encaminharei o pedido? Apertando a tecla ‘enter’ apenas e tão somente? Um abraço a todos(as), Carlos.

    1- RESUMO DO PEDIDO: AÇÕES E PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENVIADAS PARA APROVAÇÃO NO CEE-SP AOS 14.06.2012

    “Á
    Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP),

    Carlos Henrique Tretel,com base no artigo 5º(XXXIII) da Constituição Federal e nos artigos 10, 11 e 12 da Lei nº 12.527/2011 – a Lei Geral de Acesso a Informações Públicas – dirige-se respeitosamente a Vossa Senhoria, com o objetivo de requerer a publicação do processo para a implantação de ações e programas de educação ambiental na rede estadual de ensino, aprovado na sessão do dia 14 de junho de 2012 pelo Conselho de Educação do Estado de São Paulo, CEE-SP, segundo matéria publicada no blog intitulado De Olho nos Conselhos de Educação, http://www.deolhonosconselhos.wordpress.com, uma iniciativa da ONG Ação Educativa, uma vez que, salvo melhor juizo, tal processo não foi disponibilizado aos ouvintes da referida sessão, entre os quais se encontrava representante da citada ONG, como também não foi disponibilizado no site do CEE-SP, http://www.ceesp.sp.gov.br, tampouco no da SEE-SP, http://www.educacao.sp.gov.br, salvo melhor juízo também.
    Atenciosamente, “

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: