Skip to content

CME Piracicaba tem dois desligamentos

julho 18, 2012

O blog De Olho nos Conselhos publica textos de cidadãos(ãs) que acompanham reuniões dos conselhos de educação de sua cidade ou estado, reservando-se o direito de editar as informações. O conteúdo do relato, de caráter pessoal, não é de responsabilidade do Observatório da Educação. Escreva para observatorio@acaoeducativa.org para participar.

Por Carlos Henrique Tretel, de Piracicaba (SP)

Relato da reunião ordinária do Conselho Municipal de Piracicaba do dia 12 de junho de 2012

Ordem do Dia: 1- Eleição para 2º secretário do CME, 2- Edital para renovação do CME, 3- Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação

O início da reunião foi marcado pelo informe de que os conselheiros Pedro M. K. e M. Aparecida V. N. se desligaram do CME: “o primeiro saiu em virtude de ter saído do segmento em que representava e a segunda por ter solicitado seu desligamento por motivos pessoais” diz a ata escrita pelo conselheiro Carlos Marcelo Yamakawa (Primeiro Secretário) – Leia aqui a ata da reunião.

Na sessão foram lidas as propostas aprovadas no I Encontro de Conselhos Municipais de Piracicaba, no qual o CME foi representado pelas Conselheiras B. Ivete, Marilice Trentini e Tainá-Rekã.

A conselheira Marilice T.O. foi aprovada por unanimidade em votação para preencher o cargo de segundo secretário – no lugar de Carlos M. Y., que virou Primeiro Secretário com o desligamento da Tainá-Rekã W. P.

Outros informes:        

-18 de junho foi o encontro dos conselheiros municipais na Biblioteca Municipal

-Foi Divulgada a construção do Portal dos Conselhos no site da, onde o CME terá espaço para divulgação de atuação e publicação de documentos

Anúncios
5 Comentários leave one →
  1. Carlos Henrique Tretel permalink
    julho 31, 2012 1:03 am

    Olá!
    Uma boa dica para exercitar a democracia direta agora que se acabaram as férias?
    Reunião do CME-Piracicaba, pois, amanhã, 01.08.2012. Segue o convite.

    “CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA – SP
    RUA DR. ANTONIO AUGUSTO BARROS PENTEADO, 17
    BAIRRO JARDIM ELITE – CEP 13417.380

    PIRACICABA, 30 DE JULHO DE 2012.

    CONVOCAÇÃO REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA

    Convocamos os Membros Titulares do Conselho Municipal de Educação, a comparecerem no dia 01/08/12 (quarta-feira), às 18h, para Reunião Extraordinária, que será realizada na sala provisória do CME, na Creche Nosso Lar.

    Os Conselheiros Suplentes estão convidados a participar da reunião.

    Pauta:

    1. Expediente

    • Aprovação da Ata da Reunião anterior;
    • Justificativas de falta;
    • Informes da Presidente;
    • Outros.

    2. Ordem do Dia

    • Participação dos Conselheiros no Encontro Estadual em Pindamonhangaba.

    Contamos com sua presença

    Atenciosamente.

    Sônia Cristina Ramos
    Presidente do CME
    Fonte: cme.piracicaba.sp@gmail.com

    ……………………………………………………..
    E que tal uma boa dica para entender melhor o que vem a ser democracia direta?
    Acompanhe então as palestras do Fórum Senado Brasil 2012. Abaixo reproduzo notícia acerca de palestra que tive a felicidade de assistir ontem pela TV Senado, palestra essa realizada no Auditório do Interlegis do Senado Federal aos 29.06.2012.
    Vale a pena conferir.

    “29/06/2012 – 20:12 – 01’26” – Fórum Senado Brasil
    Professor fala sobre a democracia para além do estado de direito

    veja o texto
    LOC: O PROFESSOR VLADIMIR SAFATLE FOI O PALESTRANTE DESTA SEXTA-FEIRA DO FORÚM SENADO BRASIL.

    LOC: VLADIMIR, QUE É PROFESSOR DO DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA DA USP, FALOU SOBRE O TEMA “A DEMOCRACIA PARA ALÉM DO ESTADO DE DIREITO”. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE.

    (Repórter) Durante a sua palestra, Vladimir Safatle apontou desafios da chamada democracia direta na qual as decisões são tomadas diretamente pelo povo. Na democracia indireta, na qual temos como exemplo os parlamentos e o próprio congresso brasileiro, os cidadãos elegem representantes e dão a eles o poder de decisão. O professor lembra que as escolhas na Democracia direta também são polêmicas. Vladimir lembrou o caso da Islândia durante a crise de 2008:

    (Vladimir Safatle) Um dos primeiros países atingidos pela crise de 2008, a Islândia decidiu que o uso do dinheiro público pra indenizar bancos seria objeto de plebiscito. O resultado foi o apoio maciço ao calote. Mesmo sabendo dos riscos de tal decisão, o povo Islandês preferiu realizar um princípio básico da soberania popular: se a conta vai para a população, é ela quem deve decidir o que fazer. Ou seja, como dizia o meu avô, quem paga a orquestra, escolhe a música.

    (Repórter) O próximo encontro do Fórum Senado Brasil acontece em 02 de julho, às sete da noite. O professor francês Frederic Gros falará sobre o tema “ciber-democracias”. A palestra é gratuita, aberta à participação de qualquer pessoa e acontece no auditório do Interlegis em Brasília. Os interessados também podem acompanhar os encontros e rever os conteúdos já tratados no Fórum no site http://www.interlegis.leg.br.
    Rodrigo Resende”.

    Fonte: http://www.senado.gov.br

  2. Carlos Henrique Tretel permalink
    agosto 6, 2012 3:00 pm

    E Piracicaba se fará representar no XVI ENCONTRO ESTADUAL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO pelos(as) conselheiros(as) Sônia, Simone, Marilice, Tainá, Ivete e Carlos, segundo a conselheira Simone, presente à reunião do CME-PIRACICABA do último dia 01 de agosto.
    Ao tempo em que desejo boa viagem e bom trabalho a todos(as) esses(as) conselheiros(as), convido-os(as), bem como os demais participantes das demais cidades que se farão presentes ao evento em Pindamonhangaba, para que se abram ao debate por aqui também acerca do objetivo do encontro, que reproduzo logo mais abaixo, colhido do site da Uncmesp (www.uncmesp.org.br).
    Afinal de contas, “para que os Conselhos de Educação se tornem efetivas instâncias de proposições (PLURAL MEU), fiscalização e normatização das práticas educacionais e se fortaleçam enquanto locus de mediação entre o poder público e a sociedade a fim de se alcançar uma gestão democrática da educação pública”, que mudanças, na opinião dos(as) senhores(as) conselheiros(as), se fazem necessárias e suficientes?
    Fiquem à vontade, senhores(as) conselheiros(as), para se colocarem, exemplificando com práticas exitosas, se possível.
    De minha parte, gostaria de saber a opinião dos(as) senhores(as), a princípio, sobre:
    1- A Lei 2026/10 que dispõe sobre a reestruturação do Sistema de Ensino e do Conselho de Educação de Toledo-PR (maiores detalhes neste mesmo blog, na matéria intitulada CONSELHEIROS DECIDEM ADIAR VOTAÇÃO DE DOCUMENTO PARA REFORMA DO CEE-SP):
    2- A necessidade dos Conselhos de Educação terem registro dos endereços eletrônicos dos(as) eleitores(as) dos(as) conselheiros(as) eleitos(as) e empossados(as), a fim de que esses(as) eleitores(as) se mantenham minimamente informados(as) quanto às discussões e encaminhamentos em que se envolvam seus(suas) representantes, mediante a postagem rotineira de e-mails por parte dos CME contendo ao menos pautas e/ou atas de suas reuniões, e, quiçá, no melhor dos horizontes, convite para a participação em fóruns virtuais de discussão entre representados(as) e representantes, de preferência em sites idealizados e geridos pelos próprios CME. O que não pode continuar é esse enorme abismo hoje existente entre os(as) representantes desse ou daquele segmento nos CME e os(as) seus(suas) representados…

    O que os(as) senhores(as) acham? Um abraço a todos(as), Carlos Henrique Tretel.

    “XVI ENCONTRO ESTADUAL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO – 7 A 9 DE AGOSTO DE 2012 – PINDAMONHANGABA – SP – OS CMES E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    “Em tempos de transformação a elaboração de princípios orientadores da construção da democracia no campo educacional tais como, uma educação com qualidade, a gestão democrática dos processos educacionais e a democratização do acesso e da permanência na escola se tornam necessários.
    É dentro deste panorama que a UNCME- União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – por meio de sua Coordenação Estadual no Estado de São Paulo (UNCME – SP) estará organizando o XVI Encontro Estadual de Conselhos Municipais de Educação, preocupada e comprometida com o desenvolvimento de uma educação pública de qualidade social e objetivando consolidar os Conselhos Municipais de Educação do Estado de São Paulo como órgãos colegiados e representativos da sociedade e reconhecendo a importância da formação, aprimoramento e ampliação do universo pedagógico e cultural dos Conselhos para que este torne-se uma efetiva instância de proposição, fiscalização e normatização das práticas educacionais e se fortaleça enquanto locus de mediação entre o poder público e a sociedade a fim de se alcançar uma gestão democrática da educação pública.
    A finalidade deste XVI Encontro Estadual de Conselhos Municipais de Educação de São Paulo está em contribuir com a discussão sobre a importância dos Conselhos na democratização das escolas de Educação Básica, garantir espaços de informação, participação e integração de conselheiros e educadores(as) de diferentes municípios do Estado de SP e socializar ações dos Conselhos Municipais do nosso Estado frente aos desafios da Educação Brasileira.
    Refletir e interagir com todas estas questões será maravilhoso e nos dará subsídios para uma ação mais articulada em todos os municípios paulistas.

    mudança do estatuto e eleição
    AVISOS IMPORTANTES
    07/08 – À PARTIR DAS 8h – CREDENCIAMENTO
    07/08 – DAS 8h às 12h – REUNIÃO DO CONSELHO PLENO Todos os conselheiros estão sendo convocados para, no período da manhã, participar do Conselho Pleno da UNCME/SP. O Conselho Pleno é a instância máxima da entidade e se reunirá antes da abertura do encontro para discutir a proposta de alteração do estatuto encaminhada há mais de sessenta dias conforme prevê o estatuto, por meio eletrônico e que encontra-se disponível na página inicial do site http://www.uncmesp.org.br , e tomar outras decisões sobre a UNCME-SP. Lembramos que no Conselho Pleno todos os conselheiros podem participar, mas, somente 01(um) conselheiro por CME poderá votar. PAUTA
    leitura e aprovação do novo estatuto
    leitura e aprovação do regimento eleitoral
    composição da comissão eleitoral
    eleição da coordenação de pólos
    07/08 – 14h – ABERTURA OFICIAL DO ENCONTRO

    08/08 – DAS 16h50 às 18h30 – MOMENTO UNCME/SP E ELEIÇÃO DA NOVA DIRETORIA Para ter direito a voto é necessário seguir as orientações abaixo. A saber:
    todos os municípios terão direito a 01 (hum) voto;
    o eleitor do município deverá ser identificado no ato do credenciamento;
    será dada preferência aos Presidentes dos Conselhos;
    qualquer Conselheiro poderá representar o município desde que comprove sua nomeação através do decreto municipal.
    •É IMPRESCINDÍVEL PARA VALIDAÇÃO DO VOTO QUE OS DOCUMENTOS ACIMA SEJAM APRESENTADOS À COMISSÃO ELEITORAL NO CREDENCIAMENTO DO EVENTO”.
    fonte: http://www.uncmesp.org.br

  3. Carlos Henrique Tretel permalink
    agosto 20, 2012 3:18 pm

    Olá, boa noite a todos(as).
    Acabo de receber (em mais uma gentileza da presidente Sônia e do Conselheiro Carlos Marcelo) a convocação para uma nova reunião extraordinária do CME-Piracicaba, a ser realizada depois de amanhã, dia 22.08.2012, bem como esboço da ata da reunião extraordinária realizada no último dia 01, um dos assuntos a ser posto à mesa, para votação. Vamos, pois, a elas, 1 e 2 abaixo reproduzidas, respectivamente.
    E até quarta-feira próxima.
    Um abraço a todos(as), Carlos Tretel.

    1- CONVOVAÇÃO PARA REUNIÃO ORDINÁRIA DO MÊS DE AGOSTO DE 2012

    PIRACICABA, 20 DE AGOSTO DE 2012.

    CONVOCAÇÃO REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA

    Convocamos os Membros Titulares do Conselho Municipal de Educação, a comparecerem no dia 22/08/12 (quarta-feira), às 18h, para Reunião Extraordinária, que será realizada na sala provisória do CME, na Creche Nosso Lar.

    Os Conselheiros Suplentes estão convidados a participar da reunião.

    Pauta:

    1. Expediente

    • Aprovação da Ata da Reunião anterior;
    • Justificativas de falta;
    • Informes da Presidente (Nova composição e datas);
    • Outros.

    2. Ordem do Dia

    • Avaliação do Encontro Estadual em Pindamonhangaba.
    • Relatório sobre o Encontro em Pindamonhangaba para ser entregue na SME.
    • Diretrizes de transição.

    Contamos com sua presença

    Atenciosamente.

    Sônia Cristina Ramos
    Presidente do CME

    2-ATA DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO MÊS DE AGOSTO DE 2012
    Ao primeiro dia do mês de abril de dois mil e doze, às quinze horas, em sua segunda chamada, estiveram reunidos na Sala Provisória do CME na Unidade Escolar “Nosso Lar” os conselheiros: Sônia Cristina Ramos, Carlos Marcelo Yamakawa, Simone Portugal, Benedita Ivete B. Negreiros, Marilice Trentini Oliveira e Tainá-Rekã Wanderley de Pádua para tratar dos seguintes assuntos: I. Expediente: 1- Aprovação da Ata da Reunião anterior, 2- Justificativas de falta, 3- Informes da Presidente e 4- Outros. II. Ordem do Dia: 1- Participação dos Conselheiros no Encontro Estadual em Pindamonhangaba. A Ata da reunião anterior foi aprovada pelos presentes. O conselheiro José Chabrégas justificou sua falta. A presidente iniciou a reunião com a apresentação do Ofício da solicitação de verbas, estadias e outras providências referentes ao Encontro Estadual da UNCME. Foi feito um detalhamento do cronograma de captação dos membros, bem como o horário inicial de coleta que foi previsto para às 4:30 da madrugada. Anunciado que o Portal do Conselho Municipal de Educação já está ativo e o seu endereço eletrônico é conselhospiracicaba.sp.gov.br, e aprovado que Carlos M. Y. fará a inserção dos documentos, ou seja, Atas, Pautas, Pareceres, Leis e outros, auxiliando a Presidente. O projeto de lei do Vereador José Fernandes Paiva sobre alteração na composição e duração do CME, foi aprovada pelos presentes, entre as medidas, estão a subida de 14 para 16 cadeiras e de 2 para 4 anos o mandato da composição. Também foi anunciado que o Edital de Eleição será publicado em breve, pois o ofício pedindo a publicação foi protocolado em 21 de julho de 2012, também foram dirimidas dúvidas referentes ao processo de recondução dos membros do CME. Nada mais havendo a tratar, eu, Carlos Marcelo Yamakawa, Primeiro Secretário, redigi esta ata que depois de aprovada será assinada por mim, pela Presidente e demais conselheiros presentes.

  4. Carlos Henrique Tretel permalink
    agosto 23, 2012 12:46 am

    Olá, Thainá e demais conselheiros(as) do CME-Piracicaba. Bom dia! Não consegui, Thainá, acessar os planos de governo das coligações ao governo de Piracicaba no site da Imaflora que, segundo você me disse ontem durante a reunião extraordinária lá na Creche Nosso Lar, os divulga. Acessei http://www.imaflora.org e, em notícias, não localizei nenhuma informação sobre essa necessária publicação quando, logicamente, nos levam a sério todos esses milhares de pedintes de última hora. Estou procurando no lugar certo? De toda forma, dada a importância de tais materiais, a Imaflora deveria dar um destaque bem maior para essa sua (inédita, ao que parece) iniciativa. Não é mesmo? Veja lá, Thainá, no que você pode me ajudar. Gostaria muito de ler os planos de governo que, por enquanto, parecem verdadeiros planos secretos. Estranho isso não? Os planos deveriam (e, quiçá, assim seja em futuro próximo) ser a primeira publicação de todo e qualquer candidato. De candidato sério… Um abraço, Carlos Tretel.

  5. Carlos Henrique Tretel permalink
    agosto 27, 2012 2:01 pm

    E atenção, minha gente! Amanhã, 28.08.2012, acontecerá mais uma reunião extraordinária do CME-Piracicaba. Segue logo mais abaixo a convocação para a mesma, disponibilizada instantes atrás por sua presidente. E como na semana que vem, muito provavelmente, acontecerá mais uma extraordinária (no dia 05.09.2012, à tarde, ao que parece) não enviarei por enquanto relato algum dessas reuniões para publicação aqui no De Olho nos Conselhos. Aguardarei para relatá-las de uma só vez, já que o assunto de todas é basicamente o mesmo. Para relatar a do dia 05.09.2012, no entanto, precisarei de ajuda, uma vez que não poderei me fazer presente nesse dia. Alguém poderia, estando lá, nos relatar o encontro? Até porque será um encontro muito importante, quando os representantes indicados pelos diversos segmentos para a nova composição do CME-Piracicaba interagirão entre si e com os(as) conselheiros(as) atuais. Alguém se dispõe a relatá-lo, de maneira que, somando-se o relato desse encontro ao que farei das demais extraordinárias, tenhamos uma visão geral do acontecido? Alguém se prontifica? Um abraço a todos(as), Carlos Tretel.

    “PIRACICABA, 26 DE AGOSTO DE 2012.

    CONVOCAÇÃO REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA

    Convocamos os Membros Titulares do Conselho Municipal de Educação, a comparecerem no dia 28/08/12 (terça-feira), às 18h, para Reunião Extraordinária, que será realizada na sala provisória do CME, na Creche Nosso Lar.

    Os Conselheiros Suplentes estão convidados a participar da reunião.

    Pauta:

    1. Expediente

    • Aprovação da Ata da Reunião anterior;
    • Justificativas de falta;
    • Outros.

    2. Ordem do Dia

    • Relatório sobre o Encontro em Pindamonhangaba para ser entregue na SME.
    • Diretrizes de transição.

    Contamos com sua presença

    Atenciosamente.

    Sônia Cristina Ramos
    Presidente do CME”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: