Skip to content

Diário Oficial publica nomes dos novos conselheiros do CEE-SP

julho 31, 2012

Ato do governador ‘renova’ um terço do conselho, mas dos 9 integrantes indicados, apenas três nunca haviam exercido mandato no órgão

No dia 21 de julho (sábado) foi publicado no Diário Oficial o ato do governador que nomeia novos conselheiros:

Titulares, para mandato de 3 anos

Antonio Carlos das Neves – Fundação Bradesco

Francisco José Carbonari – Secretário de Educação de Jundiaí, já exerceu outros mandatos;

Maria Helena Guimarães de Castro – em recondução;

Edgar Salvadori de Decca – Unicamp;

Mário Vedovello Filho, em recondução;

Suzana Guimarães Tripoli, em recondução;

Márcio Cardim – FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas);

Teresa Roserley Neubauer da Silva, em recondução;

Suplente, para mandato de 2 anos

Antonio Celso Pasquini – era conselheiro titular.

Saíram (segundo anúncio do presidente Hubert Alquéres): Eunice Durham, Ana Luísa Restani, Sueli Alves Maia e Maria Lúcia Vasconcelos.

Dos conselheiros que estão saindo, apenas Ana Luísa Restani esteve presente na última sessão plenária, quando recebeu elogios por parte dos conselheiros.  Restani foi superintendente da Fundação Bradesco, mas deixou o cargo durante seu mandato, em abril de 2011. Antonio Carlos das Neves, gerente de Educação Profissional da Fundação, assumiu uma cadeira e manteve assim a presença da Fundação Bradesco no Conselho.

Os novos membros tomarão posse dia 1º de agosto, mesmo dia do final do mandato de Hubert Alquéres e Nina Ranieri como presidente e vice do CEE.

Campanha para presidência

No dia 19 de julho, o Painel da Folha de S. Paulo publicou nota (leia abaixo) dizendo que o secretário de educação Herman Voorwald estaria apoiando para a presidência Guiomar Namo de Mello e João Palma (conselheiro e secretário adjunto de educação) como vice, contra o reitor da USP, João Grandino Rodas:

“O grupo de Herman Voorwald, secretário paulista de Educação, disputará com o reitor da USP, João Grandino Rodas, o comando do colegiado responsável por estabelecer todas as regras das redes pública e particular de ensino de São Paulo”. “Para enfrentar o linha-dura Rodas na eleição para o Conselho Estadual de Educação, que acontece em agosto, Voorwald, ex-reitor da Unesp, escalou seu adjunto na pasta, João Cardoso Palma. Ele será vice na chapa de Guiomar de Melo”. (Folha de S. Paulo, 19/07/12 http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/55314-painel.shtml)

O secretário Palma disse na sessão plenária que essa coluna errou: o secretário Herman teria apoiado a candidatura de Guiomar e Palma pensando que era a única existente. O secretário só soube da candidatura de Rodas para a presidência e Milton Linhares para vice no dia 4 de julho, afirmou Palma. Ele ainda leu a carta que a assessoria de comunicação da Secretaria de Educação publicou no jornal, na sessão dos leitores*.

Milton Linhares afirmou que todos os conselheiros receberam o e-mail com a candidatura no dia 28 de junho. Mas Palma manteve a versão de que Herman só soube no dia 4 de julho. A fala de Milton deixou transparecer um ar de campanha ao enaltecer qualidades de sua candidatura e a de Grandino Rodas.

Guiomar também avisou da sua candidatura e fez discurso contando de sua trajetória ligada à educação e dos cargos que já ocupou. Disse que os tempos vindouros exigirão uma boa representação do conselho, capacidade de dialogar com o interior do estado e que o CEE necessita de uma imagem coesa.

Deliberações

Entre as deliberações do dia 25 destacou-se a aprovação do que os conselheiros chamaram de “uma atualização dos cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA)” (processo nº 598/1997). Passou com mínimas alterações. Durante as sessões não é possível aos visitantes ter acesso ao conteúdo completo dos processos e, nesse caso, saber qual a nova proposta.

As outras deliberações foram aprovação de convênio do Estado com municípios e abertura de novos cursos em universidades.

Ministério Público

A última aprovação do dia foi a resposta ao Ministério Público Estadual, referente aos questionamentos da composição do Conselho Estadual de Educação (https://deolhonosconselhos.wordpress.com/2012/07/10/alckmin-nao-deve-encaminhar-proposta-de-mudanca-do-cee-esse-semestre/). O CEE prepara, por meio do conselheiro Décio Machado, uma resposta técnica ao Ministério Público. Apesar de o Observatório não ter tido acesso ao documento, pelas falas dos conselheiros ficou claro que a carta expressa que, para o CEE, o MP foi “deselegante” e “preconceituoso” nas suas interrogações.

 

*Resposta da Secretaria à Folha de S. Paulo: “É falsa a afirmação da nota “… para PhD” (Painel, “Poder”, 19/7), que afirma que o secretário da Educação do Estado de São Paulo, Herman Voorwald, teria organizado uma chapa para “enfrentar” a candidatura do reitor da USP, João Grandino Rodas, à presidência do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, anunciada no dia 4 deste mês.

Na verdade, em 11 de junho, quando o reitor nem sequer havia manifestado sua intenção de candidatar-se, o titular da pasta apenas expressou seu apoio à proposta do nome da pedagoga Guiomar Namo de Melo, apresentado pelo atual presidente desse colegiado, Hubert Alquéres. Desse modo, ao inverter a ordem cronológica dos fatos, a coluna também distorceu a atuação do secretário, que ressalta seu respeito à autonomia do conselho e, justamente por isso, não interferirá no seu processo sucessório”.

Adriana Alves, coordenadora da assessoria de imprensa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (São Paulo, SP) – publicada na Folha de S. Paulo do dia 21 de julho de 2012.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. Eliana Asche permalink
    agosto 19, 2012 1:16 pm

    Deixem disso: ninguém quer o Rodas para nada.Já bata o estrago que ele faz na Usp

Trackbacks

  1. Guiomar Namo assume presidência do CEE-SP; Palma é vice « De olho nos conselhos de educação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: