Skip to content

CME-Piracicaba: Conselho prepara etapa municipal para a Conae 2014

abril 16, 2013

O blog De Olho nos Conselhos publica textos de cidadãos(ãs) que acompanham reuniões dos conselhos de educação de sua cidade ou estado, reservando-se o direito de editar as informações. O conteúdo do relato, de caráter pessoal, não é de responsabilidade do Observatório da Educação. Escreva para observatorio@acaoeducativa.org para participar.

Por Carlos Henrique Tretel, de Piracicaba (SP)

Relato da reunião ordinária do CME-Piracicaba do dia 11/04/2013.

Na reunião ordinária mensal do Conselho de Educação de Piracicaba (CME-Piracicaba), a presidente Sandra informou que as reuniões preparatórias para a Conferência Nacional de Educação (Conae 2014) serão realizadas nos dias 22 e 23 de abril, na sede da Secretaria Municipal de Educação.  A secretaria fica na Rua Cristiano Cleopath, 1902 – Bairro dos Alemães.

Sandra acrescentou que já encaminhou os materiais para os diretores de escola sensibilizarem suas unidades para a Conae 2014 e que a etapa municipal da conferência ocorrerá nos dias 9 e 10 de maio na Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba. Segundo a presidente, este será o momento propício para a elaboração do Plano Municipal de Educação.

Aberta a palavra, a conselheira Dra. Maria Madalena convidou todos a participarem dos Círculos de Debates da Escola de Pais. A programação dos círculos em abril é para os dias 15, 22 e 29, e em maio para os dias 6, 13, 20 e 27.  Os encontros serão realizados na Rua Henrique Rochele, nº 341 – Bairro Caxambú. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone 19-3433-2815 / 19-3432-47-19.

Contas e novos conselheiros

Na reunião também foram aprovadas as contas da Secretaria Municipal de Educação (SME-Piracicaba) do ano de 2012 e, antes de seu encerramento, a presidente Sandra relatou que continuam sendo feitos os encaminhamentos necessários para a nomeação de novos conselheiros em substituição aos que se afastaram ou aos que não respondem às convocações.

Neste mesmo dia, apresentou-se oficialmente o novo conselheiro Genésio Aparecido da Silva que acompanhou algumas das últimas reuniões como ouvinte. A partir desta data, Genésio assumiu o cargo de Coordenador das Entidades Civis.

Leia aqui o relato completo enviado por Carlos Henrique.

 

Anúncios
10 Comentários leave one →
  1. Carlos Henrique Tretel permalink
    abril 23, 2013 11:28 pm

    Sobre as conferências preparatórias para a Conae 2014 anunciadas na reunião do CME-Piracicaba do último dia 14, que aconteceram, salvo melhor juízo, ontem e anteontem, dias 22 e 23.04.2013, não há notícia alguma ainda divulgada nos sites da Diretoria de Ensino (www.derpiracicaba.com.br) e da Secretaria de Educação (SME) de Piracicaba (www.educacao.piracicaba.sp.gov.br). No link do CME-Piracicaba, que se encontra abrigado no site da SME-Piracicaba, não há registro também de qualquer notícia.
    Não sei o que vocês pensam, mas está um tanto quanto estranha a organização desta etapa da Conae 2014 aqui em Piracicaba: como alcançar mobilização sem informação? Sem ao menos convite (e registrado com destaque) nas páginas iniciais dos sites das secretarias?
    Aliás, na referida reunião, a do dia 14, sequer o horário das conferências preparatórias foi divulgado…
    Será que alguém que tenha participado pode nos contar o que se passou na sede da SME-Piracicaba ontem e anteontem? Terá sido verdadeiramente uma etapa preparatória para a Conae 2014 ou apenas uma reunião das escolas municipais? Será que os pais e alunos das escolas estaduais foram convidados para essas pré-conferências, se assim podemos chamá-las?
    De todo modo, e enquanto aguardamos por notícia, divido com vocês interessante matéria que acabo de ler no http://www.sinprocampinas.org.br. Preocupante até, ao dar conta de que equipes do MEC tem que percorrer estados para mostrar aos governos a importância do Mais Educação. Será que o mesmo tem que ser feito para mostrar aos estados a importância do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares do MEC?
    Será?

    “Com mais recursos, MEC vai aumentar escolas de tempo integral
    O programa Mais Educação, que faz parte do Plano Brasil Sem Miséria, tem R$ 1,5 bilhão para ampliar de 32 mil para 47 mil o número de escolas com ensino em tempo integral em 2013. O Ministério da Educação (MEC) desenvolve ações em estados que apresentem um desses três fatores: menor índice de adesão ao programa, acentuada vulnerabilidade social e maior número de unidades escolares pré-selecionadas.
    O objetivo é atrair principalmente escolas que tenham maioria de alunos beneficiários do Bolsa Família. Em média, o governo federal deve destinar R$ 40 mil, neste ano, para cada instituição participante do Mais Educação.
    As escolas que pretendem aderir ao programa devem se cadastrar até o próximo dia 30. Para ampliar o ensino em tempo integral, o governo realiza uma série de medidas, que vão desde o envio de comunicados à realização de encontros nos estados com menor índice de adesão e maior vulnerabilidade social. Equipes do MEC estão percorrendo sete estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Piauí e Pará) para mostrar aos governos a importância do Mais Educação.
    Para ser incluído, com a ampliação da jornada escolar para no mínimo de sete horas diárias, estados,
    Distrito Federal e municípios devem garantir espaços apropriados para práticas educativas e contrapartida que preveja a contratação de um coordenador de gestão e um professor comunitário. Os recursos repassados pelo governo às escolas se destinam às despesas com alimentação, transportes de monitores, aquisição de material de consumo e serviços, além da compra de kits de materiais para as oficinas.
    Entre as atividades oferecidas na educação integral estão acompanhamento pedagógico; esporte e lazer; comunicação, mídias e cultura digital e tecnológica; cultura, artes e educação patrimonial; educação ambiental e desenvolvimento sustentável e economia solidária e criativa.
    Das 32 mil escolas inscritas no Mais Educação, 20,6 mil têm neste ano maioria de alunos também atendidos pelo Bolsa Família.
    Adesão
    As escolas já inscritas devem fazer nova adesão até 30 de maio próximo para garantir a manutenção do programa.
    Fonte: Presidência da República “

    • Aparecida permalink
      abril 26, 2013 12:08 pm

      Participei da reunião do dia 22 a tarde juntamente com diretores, professsores, funcionários e pais de conselho de escola, segundo a senhora Elaine Barella da comissão organizadora essa reunião de foi para “sensibilização” da rede de municipal de ensino sobre a CONAE o que é, e os eixos temáticos do documento referencia, nos informou também que a Conferencia Municipal da CONAEserá nos dias 9 e 10 de maio (a confirmar) e que teríamos as inscrições abertas ainda esta semana mas isso não ocorreu. Estamos no aguardo.
      Aparecida

      • Carlos Henrique Tretel permalink
        abril 26, 2013 12:43 pm

        Estamos todos, então, no aguardo por mais e melhores informações por parte da comissão organizadora, Aparecida. No dia 14 de abril passado, durante a reunião ordinária do CME-Piracicaba deste mês, a presidente Sandra confidenciou que as inscrições para os dias 9 e 10 de maio serão realizadas através de um site específico da Conferência Municipal de Educação. A senhora Elaine Barella não comentou nada quanto a isso, Aparecida?
        E a presidente Sandra comentou no dia 14 também que um material seria enviado para as escolas para fins de sensibilização para as reuniões dos dias 22 e 23. Você teve acesso a esse material? Foi distribuído mais algum material adicional (especificamente no dia 22 quando você se fez presente) para os que se encontravam na reunião?

      • Aparecida permalink
        abril 26, 2013 1:04 pm

        Olá, sim sabemos que será um site especifico, mas não chegou nada na escola onde trabalho e preocupação da maioria dos presentes é que somente os primeiros inscritos teriam a chance de participar, poque tem um percentual de participantes por segmentos. Ao menos foi isso que entendi. Sim, foi enviado para as escolas o Documento Referencia da CONAE para estudo em HTPCs. Foi divulgado o site do MEC também para quem tivesse interesse baixar os documentos e até para saber mais.

      • Aparecida permalink
        abril 29, 2013 2:18 pm

        Link aberto, já fiz minha inscrição

      • Carlos Henrique Tretel permalink
        abril 26, 2013 8:51 pm

        É motivo de real preocupação, Aparecida , até porque (se limitada for, infelizmente, a participação) bem sabemos que os amigos da realeza (poderíamos assim dizer, figurativamente falando) em situações como a que vivemos (de falta de informações) sempre acabam levando vantagem por receberem informações privilegiadas, com antecedência. Caberia então encaminharmos um requerimento coletivo (afinal, já somos 02 por aqui) ao CME-Piracicaba solicitando que o seu link, aquele que se encontra abrigado no site da Secretaria de Educação, seja alimentado com a devida presteza das informações fundamentais à garantia de nosso direito à participação? O que você acha? Dê uma olhadinha, a título de curiosidade, nesse link do CME-Piracicaba: ele não informa nem ao menos o local e o horário em que as reuniões do CME-Piracicaba são realizadas. Até quando assim será?
        Imagino,paralelamente, fazer um levantamento nos sites das escolas municipais (uma vez que, felizmente, as escolas terem sites hoje em dia é corriqueiro) a fim de verificar se a preocupação que temos se encontra disseminada pela cidade. O que você acha?

  2. Carlos Henrique Tretel permalink
    abril 25, 2013 7:13 pm

    Navegando um pouquinho pelo Google, deparei-me com uma postagem originária do site da Diretoria de Ensino de Piracicaba de iniciativa da conselheira Letícia do CME-Piracicaba que merece (tendo em vista o teor de meu comentário anterior) nossa atenção, pois demonstra essa conselheira com postagens como essa (que reproduzo logo mais abaixo) uma postura muito positiva no tocante ao seu comprometimento de socializar informações básicas com aqueles a quem representa no CME-Piracicaba, algo pouco comum aos conselheiros em geral, salvo melhor juízo. Parabéns, conselheira Letícia pela iniciativa. Permita-me, no entanto, sugerir-lhe a postagem de mensagens importantes como a desse comunicado 167/13 em lugar de destaque no site da Diretoria de Ensino. Por que não na página inicial do site?

    0167-2013 – Data, Hora e Local da Próxima Reunião do Conselho Municipal de Educação de Piracicaba
    postado em 11/03/2013 11:48 por Administrador Site – Exclusivo
    DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE PIRACICABA
    REDE

    SOLICITADO POR: Núcleo Pedagógico
    AUTORIZADO POR: Dirigente
    TRANSMITIDO POR: Flávia
    REDE Nº: 0167/2013
    Data: 11/03/2013
    ASSUNTO: Data, Hora e Local da Próxima Reunião do Conselho Municipal de Educação de Piracicaba

    Senhores (as) Diretores (as),
    Solicitamos que repassem aos colegas Professores Coordenadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio as informações que seguem abaixo.
    Contamos com a sua colaboração no sentido de divulgar a importância da participação de representantes de pais de alunos da rede estadual de São Paulo no Conselho Municipal de Educação de Piracicaba, como já foi mencionado na Rede 0150-2013, publicada em 05 de março de 2013, intitulada Representantes de Pais de Alunos da Rede Estadual de São Paulo no Conselho Municipal de Educação
    A próxima reunião do Conselho Municipal de Educação de Piracicaba será realizada na próxima quinta-feira, dia 14 de março de 2013, das 17h30 às 19h30, aproximadamente, no seguinte local: Rua Cristiano Cleopath, 1902 – Bairro dos Alemães – e o telefone é: 3417-1100.
    A pauta será a seguinte:
    1. Expediente
    • Verificação de quorum;
    • Aprovação da Ata da Reunião anterior;
    • Justificativas de falta;
    2. Ordem do Dia
    • Continuação da análise das aplicações de recursos na Educação no exercício de 2012.
    • Conferência Municipal de Educação- Preparatória para o CONAE 2014.

    Atenciosamente,
    PCNP Letícia Vidor de Sousa Reis

    De Acordo
    Fábio Augusto Negreiros
    Dirigente Regional de Ensino

    • Carlos Henrique Tretel permalink
      abril 29, 2013 1:08 am

      Coleciono, como vocês sabem, as matérias divulgadas no site da Câmara de Vereadores de Piracicaba-SP, http://www.camarapiracicaba.sp.gov.br, relacionadas à educação. Para conhecer as divulgadas neste ano de 2013, basta rolar a tela desta página do De Olho nos Conselhos, estando essas matérias a que me refiro armazenadas entre os comentários da postagem intitulada CME-Piracicaba: Conselho se organiza para conferir as contas da Secretaria Municipal de Educação, de 18.02.2013. Algumas dezenas de matérias, muitas atestando uma verdadeira rotina de mendicância dos vereadores, podem ser vistas por lá. Vale a pena conferi-las, até porque, como queríamos demonstrar, um plano de educação para a cidade se faz necessário e urgente. Ou será que essa rotina de mendicância interessa a alguém?
      Destaca-se, no entanto, entre essas tantas matérias preocupantes, três recentes relacionadas às atividades do mandato participativo do vereador Paulo Camolesi que encaminham:
      1- proposta de rotina de trabalhos articulada para os conselhos em geral (vide matérias intituladas ENCONTRO DEFINE ATIVIDADES DO FÓRUM DE CONSELHOS MUNICIPAIS, de 23.04.2013, e COMISSÃO PROVISÓRIA AVALIARÁ REALIZAÇÃO DE FÓRUM E MINUTA DE LEI PARA CONSELHOS MUNICIPAIS, de 24.04.2013);
      2- requerimento de transparência e publicidade de informações por parte do Conselho Municipal de Educação (vide matéria intitulada CAMOLESI SOLICITA INFORMAÇÕES E DOCUMENTOS DAS ATIVIDADES DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, de 23.04.2013).
      Convidei o vereador Paulo Camolesi para conosco interagir pelo De Olho nos Conselhos mas, até o momento, não se animou ele a escrever uma linha sequer por aqui. Ao que parece, o requerimento de informações e documentos de que trata a notícia CAMOLESI SOLICITA INFORMAÇÕES E DOCUMENTOS DAS ATIVIDADES DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO teve origem após ter ele lido o relato da última reunião do CME-Piracicaba, o relato que fiz da reunião do dia 14.04.2013, disponível aqui no De Olho nos Conselhos. Continuo a considerar importante a sua participação, prezado vereador Paulo, bem como a participação dos demais vereadores, por aqui,forma até de praticarmos, de ensaiarmos a melhor maneira de uso do Portal dos Conselhos, ferramenta social recentemente criada na cidade e sem uso até o momento. Desiniba-se, dê o pontapé inicial, interagindo conosco por aqui, vereador Paulo Camolesi. Quem sabe com o senhor se desinibindo, vereador Paulo, os demais vereadores (e membros do CME-Piracicaba) se desinibam também e comecem a conversar sobre educação, para longe, bem longe das paixões político-partidárias. Quiçá debatendo (e com profundidade) o assunto. Quem sabe?
      Dê o pontapé inicial, senhor vereador Paulo Camolesi.

      • Carlos Henrique Tretel permalink
        abril 29, 2013 12:38 pm

        E acabo de receber por e-mail, devido a mais uma gentileza da presidente Sandra H. Perina, do CME-Piracicaba, convocação para a reunião ordinária do mês de maio. Grato, presidente. E até quinta-feira próxima.

        Piracicaba, 29 de abril de 2013.

        CONVOCAÇÃO REUNIÃO ORDINÁRIA

        Convocamos os Membros Titulares do Conselho Municipal de Educação, a comparecerem no dia 02/05/13 (quinta-feira), às 17h30, para Reunião Ordinária, que será realizada na sala de reuniões da SME, no térreo do prédio anexo, com entrada pela rua Cristiano Cleophat , 1902 – Bairro dos Alemães.

        Os Conselheiros Suplentes estão convidados a participar da reunião.
        Anexo termo de justificativa, caso seja necessário. Quando da utilização, por gentileza entrar em contato com o suplente e enviar o termo por email.

        Pauta:

        1. Expediente
        • Verificação de quorum;
        • Aprovação da Ata da Reunião anterior;
        • Justificativas de falta;

        2. Ordem do Dia

        • Conferência Municipal de Educação- Preparatória para o CONAE 2014;
        • Reunião na Câmara dia 24/04;
        • Análise da Minuta de Projeto de Lei que institui o Fórum Municipal dos Conselhos de Piracicaba;
        • Indicação do CME para: GEMEA e FUNDEB
        • Outros.

        Contamos com sua presença.

        Atenciosamente

        Sandra Helena Perina
        Presidente do CME

  3. Carlos Henrique Tretel permalink
    abril 30, 2013 12:59 am

    Olá, Aparecida. Que bom que você já fez a sua inscrição para a Conferência Municipal de Educação mas a idéia central deste blog é fazer circular informações, propiciando, com base nelas, interação. Seria possível, então, você dizer em que lugar, em que link, você fez sua inscrição?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: