Skip to content

CEE-SP nega pedido de reitores para adiar mudanças na formação de docentes

maio 10, 2013

Na última sessão plenária do Conselho Estadual de Educação (CEE-SP), dia 8 de maio de 2013, a presidente, Guiomar Namo de Mello, informou que o Conselho recebeu um ofício assinado pelos três reitores das universidades públicas estaduais solicitando quase um ano a mais de prazo para a deliberação 111/2012, que fixa diretrizes curriculares complementares para a formação de docentes da educação básica.

De acordo com Guiomar, a presidência irá responder, em conjunto com o conselheiro Ângelo Cortelazzo, presidente da Câmara de Educação Superior, que “foi concedido todo o prazo que os demandantes pediram antes. A partir desse momento consideramos que a deliberação 111 está em vigência”.

Para saber mais sobre a deliberação, acesse aqui.

Seminário sobre currículo nos Estados Unidos

A presidente também informou participação, com o conselheiro Arthur Fonseca Filho, em seminário organizado pela Fundação Lemann na Universidade de Yale, nos Estados Unidos. O objetivo, segundo Guiomar, era “conhecer o trabalho de desenvolvimento de um núcleo comum curricular nacional nos Estados Unidos”. O grupo presente era composto por cinco deputados federais da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, dois secretários estaduais de educação, representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e de organizações da sociedade civil, como o Cenpec.

A conselheira lembrou que esse projeto foi trabalhado durante um período de três anos e a ideia inicial veio do colégio de governadores estaduais dos Estados Unidos. “Todo mundo que foi conversar conosco a respeito deste núcleo comum, que eles chamam de common core, começou sua fala dizendo ‘isto não é uma iniciativa do governo federal’”. E completou:  “Como aqui no Brasil está começando muito a se falar de currículo, este é uma tema interessante para reflexão”, avaliou Guiomar.

Ordem do dia

Dois processos foram aprovados. O primeiro (691/2012) celebra convênio para auxiliar a manutenção do Programa de Transporte de Alunos da Rede Estadual de Ensino na Prefeitura Municipal de Palmares Paulista. O segundo (1596/2013) trata de convênios com os municípios, objetivando a implementação do Programa de Ação de Parceria Educacional Estado/Município para o Atendimento do Ensino Fundamental.

Dentre os informes, a presidente apresentou o pedido de afastamento do conselheiro Edgar Salvador De Decca, de 8 de maio a 31 de julho, por motivos particulares. A conselheira Cleide Bochixio irá substituí-lo durante o período.

Uma pauta em particular tomou parte considerável da sessão. Tratou-se do projeto de lei que envolve a reestruturação e a composição do Conselho, modificando os critérios do governador para a nomeação de conselheiros. Leia aqui reportagem sobre o assunto.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Carlos Henrique Tretel permalink
    junho 12, 2013 12:12 am

    Um comunicado é sempre melhor do que nada.
    Mas convenhamos, melhor seria que viesse acompanhado do estudo, da análise e do levantamento. Vocês não acham?
    De toda forma, sempre melhor do que nada…

    “CEE Comunica
    10 de Junho de 2013
    Pauta da sessão plenária extraordinária de 12 de junho
    Pauta da sessão extraordinária desta quarta-feira, dia 12 de junho de 2013, a partir das 11h:

    Apresentação: ” O Conselho Estadual de Educação: limites e possibilidades no campo da formação docente no Estado de São Paulo.”
    Estudo e análise elaborados pela Profa.Dra. Rose Neubauer, conselheira e ex-secretária da Educação do Estado de S.Paulo, com levantamento realizado pelo Centro de Documentação e Biblioteca do CEE na pessoa de sua chefe Ivone Luzia Coiradas”

    fonte: http://www.ceesp.sp.gov.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: