Skip to content

Novos conselheiros do CEE-SP tomam posse dia 7 de agosto

agosto 1, 2013

Indicados pelo governador Geraldo Alckmin, seis conselheiros foram reconduzidos, três voltam ao Conselho e apenas três são nomeados em primeiro mandato. A nomeação envolve titulares e suplentes

Nomeados ou reconduzidos, os nomes de oito conselheiros titulares e quatro conselheiros suplentes foram publicados no Diário Oficial do Estado nessa última terça-feira, 30 de julho, para novos mandatos no Conselho Estadual de Educação (CEE-SP).

A Lei n° 10.403, de 1971, rege a composição do órgão e determina como funciona a nomeação e a composição do CEE. São 24 membros titulares nomeados pelo governador, que deve observar “a devida representação dos diversos graus de ensino e participação de representantes do ensino público e privado”. A lei é anterior à Constituição de 1988, que prevê participação da sociedade por meio de organizações representativas na formulação de políticas.

Na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo tramita o projeto de lei 108/2012, que procura democratizar o CEE, justificando-se pelo artigo 294 da Constituição Estadual, que assegura a participação da sociedade civil nos conselhos, com composição e competência definidas. Em maio do ano passado, o Observatório da Educação produziu uma reportagem em que apurou que a maioria do Conselho Estadual é vinculada ao setor privado – na composição do primeiro semestre de 2012. Confira o infográfico aqui.

Conselheiros indicados para mandato de três anos:

Francisco Antonio Poli – Presidente do Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo (UDEMO); já integrou o CEE

Bernadete Angelina Gatti – Docente aposentada da USP e pesquisadora colaboradora na Fundação Carlos Chagas; já integrou e foi presidenta do CEE

Sylvia Figueiredo Gouvêa – Sócia-diretora na Escola Lourenço Castanho; já integrou o CEE

Laura Margarida Josefina Laganá – Superintendente do Centro Paula Souza; 1° mandato.

Jair Ribeiro da Silva Neto – Diretor-copresidente do Banco Indusval & Partners e fundador da Associação Parceiros da Educação; 1º mandato.

Priscila Maria Bonini Ribeiro – Secretária de Educação da Prefeitura Municipal de Guarujá e presidenta da Undime São Paulo; 1° mandato.

Em recondução:

Hubert Alquéres – Secretário-geral de Administração da Alesp; em recondução

João Cardoso Palma Filho – Secretário-adjunto da Educação do Estado de São Paulo; em recondução.

Suplentes, para mandato de 2 anos:

Cleide Bauab Eid Bochixio – Coordenadora de Gestão de Recursos Humanos na Secretaria de Educação do Estado; em recondução

Maria Elisa Ehrhardt Carbonari – Membro do Conselho de Administração da Anhanguera Educacional Participações S.A.; em recondução

Neide Cruz – Consultora educacional; em recondução

Severiano Garcia Neto – Diretor de Assuntos de Servidores Estaduais na Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos no Estado de São Paulo; em recondução

Segundo Hubert Alquéres, os conselheiros que encerraram seus mandatos na sessão desta quarta foram Angelo Cortelazzo, Milton Linhares, Décio Lencioni Machado, Sérgio Tiezzi Júnior, Arthur Fonseca Filho e Nina Stocco Ranieri.

Última reunião

Na reunião de quarta-feira (31), os conselheiros presentes manifestaram agradecimentos à participação e colaboração dos membros que deixaram a casa. Hubert ressaltou a contribuição desses conselheiros e desejou as boas vindas aos nomeados essa semana, lembrando que alguns nomes já passaram pelo CEE, como Bernadete Gatti e Sylvia Gouvêa.

Em sua última sessão, Angelo Cortelazzo, Arthur Fonseca Filho e Décio Lencioni também agradeceram aos que ficaram. Angelo permaneceu doze anos no Conselho ao longo de quatro mandatos e Décio Lencioni foi membro durante nove anos, por três mandatos. Arthur Fonseca Filho, conselheiro com mais tempo de CEE, comentou: “Entre idas e vindas, são praticamente 30 anos”.

“Essa presidência assina embaixo de tudo que foi dito a respeito dos conselheiros que estão deixando a casa. Isso muitas vezes é temporário. Nós esperamos que muitos de vocês voltem e continuem trabalhando no Conselho ou fora dele pela causa da educação”, comentou a presidenta Guiomar.

A posse dos novos conselheiros está marcada para a próxima quarta-feira, 7 de agosto, mesma data da eleição da presidência e vice-presidência do Conselho. A sessão será às 11h30, na sede do órgão – Casa Caetano de Campos, Praça da República, 53. Mais informações: (11) 3255-2044 ou visite o site: http://www.ceesp.sp.gov.br.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: