Skip to content

Guiomar e Palma são reeleitos para presidir CEE-SP

agosto 12, 2013

Na última quarta-feira, 07/08, o Conselho Estadual de Educação de São Paulo realizou sessão especial para a posse dos novos conselheiros, nomeados na terça-feira, 30/07. A sessão solene contou com a presença do Secretário de Estado, Herman Voorwald. Após a posse, houve a eleição da presidência e vice-presidência. Guiomar Namo de Mello e João Cardoso Palma Filho foram reeleitos com 18 votos, contra 3 em branco. Nenhuma outra candidatura foi apresentada. Guiomar é sócia-diretora da EBRAP (Escola Brasileira de Professores) e Palma é secretário-adjunto de educação do estado. As câmaras e comissões do CEE foram reordenadas e internamente se realizou votação para presidência de cada uma delas.

Confira a nova composição aqui.

Cerimônia

No início da sessão, a conselheira Rose Neubauer fez uma saudação em nome dos já membros, falando do CEE e de seu papel histórico: “Esse estado tem mais alunos do que muitos outros estados do Brasil têm de população”.

Ela ressaltou que o papel primordial do Conselho é estabelecer, por meio de indicações e deliberações, posições que expressem as diretrizes fundamentais de uma política educacional, em ação simultânea com o Estado, levando em conta não apenas a realidade educacional de hoje, mas as medidas a médio e longo prazo. A conselheira também fez um comentário acerta da “posição privilegiada que São Paulo ocupa no IDH [Índice de Desenvolvimento Humano]”, afirmando que a educação é a responsável pela melhoria do índice no estado: “Isso mostra o compromisso do estado e dos municípios com a educação paulista”.

O conselheiro empossado Jair Ribeiro da Silva Neto falou em nome dos conselheiros nomeados. “Compartilho com os presentes essa paixão e essa obsessão pela melhora na qualidade do ensino brasileiro”, disse. Ribeiro é empresário, diretor-copresidente do Banco Indusval & Partners e fundador da Associação Parceiros da Educação. Foi considerado um “sopro novo nesse Conselho”, segundo palavras da conselheira Rose.

Ribeiro teceu elogios ao programa Educação: Compromisso de São Paulo, laçado em dezembro de 2011 pela Secretaria, do qual faz parte do comitê executivo. Ele afirmou que acha importante a parceria entre a sociedade civil e as escolas do estado: “Nossa visão é muito clara, nós queremos potencializar o investimento do estado na educação pública, com o objetivo único de melhorar o aproveitamento escolar do aluno”.

A Parceiros da Educação é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) criada em 2006, que aproxima escolas públicas e empresas/empresários. Gerencia parcerias nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Rio Grande do Sul. Segundo o site da associação, a Parceiros da Educação “leva à educação pública a experiência e determinação dos empresários para complementar o contínuo desenvolvimento da educação pública brasileira em direção à eficiência e orientação por resultados, formando cidadãos mais qualificados para os desafios do nosso tempo e do futuro”.

Em setembro de 2012, o Observatório realizou um extenso levantamento sobre o ECSP, em que apurou ausência de proposta orçamentária e planejamento de longo prazo, falta de transparência em parcerias e dificuldades na implantação de modelo de ensino integral.

Papel do Conselho

Para a presidenta reeleita Guiomar Namo, a educação vive um momento ímpar no país: “Estamos num momento em que se não arrumarmos a educação agora, nós não teremos vocação para sobreviver como nação com soberania no século XXI”.

Para Guiomar, o Conselho Estadual é suficientemente diverso e tem representação de setores públicos e privados da educação, tanto básica como superior. Citou ainda a presença das secretarias municipais de educação, através da nova conselheira, Priscilla Maria Bonini Ribeiro. Mais uma vez, ela destacou, assim como Rose, o papel do CEE: “Está na hora de os conselhos de educação do Brasil de assumirem ou reassumirem um papel muito mais protagonista do que aquele que a história levou a que eles desempenhassem”.

A conselheira resgatou alguns temas debatidos no ano anterior e que ela acredita que devem voltar como pautas, como o acesso às universidades e ações afirmativas e a questão da alfabetização. O regimento interno do órgão foi distribuído para os novos conselheiros.

Leia reportagem do Observatório sobre a participação do Secretário na sessão solene aqui.

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. Simone Portugal permalink
    agosto 13, 2013 5:15 am

    Prezado Carlos Tretel demais companheiras e companheiros da educação, cumprimento os novos conselheiros do CEE e quero chamar-lhes a atenção para um importante processo que está em curso nas escolas de todo o país que é a realização da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, iniciativa do Ministério da Educação em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.
    A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – CNIJMA é um instrumento voltado para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora. Ela se caracteriza como um processo dinâmico de encontros e diálogos, para debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as ideias consensuadas para as etapas sucessivas.
    O tema desta quarta edição é “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”.
    Nesse mês, até 31 de agosto, estão acontecendo as conferências nas escolas de todo o país, que têm pelo menos uma turma do 6º ao 9º ano. Em setembro acontecerão as conferências regionais e Piracicaba deve realizar a sua nos dias 26 e 27 de setembro.
    No Estado de São Paulo acontecerão 7 conferências regionais e de 22 a 24 de outubro será realizada a Conferência Estadual.
    De 23 a 28 de novembro acontecerá aqui em Brasília a Conferência Nacional, envolvendo aproximadamente 700 jovens, eleitos delegados e delegadas de cada Unidade Federativa, além de representantes de Coletivos da Juventude, professores e representantes das Seducs, Undime e demais instituições que façam parte da Comissão Organizadora Estadual (COE).
    O apoio e a participação dos Conselhos Municipais e do Conselho Estadual de Educação ao processo é de fundamental importância, visto que “toda educação ambiental é educação”.
    Mais detalhes podem ser obtidos no site da Conferência e no blog oficial da COE/SP, cujos links seguem abaixo:

    http://conferenciainfanto.mec.gov.br
    http://ivcnijmasp.wordpress.com

    Forte abraço, Simone Portugal

  2. Carlos Henrique Tretel permalink
    agosto 15, 2013 8:45 pm

    Parabéns, Simone. E boa sorte nesta nova empreitada!
    Concordo com você quanto à importância da participação e do apoio dos conselhos no processo dessa (ou de qualquer outra) conferência. Sugeri à conselheira Letícia, representante da Diretoria de Ensino de Piracicaba no CME-Piracicaba, que nos mantenha atualizados sobre as conferências realizadas nas escolas da cidade no momento e ela gentilmente se prontificou a colaborar à medida do possível. A informação dos blogs das escolas participantes seria, acho eu, de grande valia para que nos seja possível apreciar suas iniciativas. Ao certo, por enquanto, sabemos que o prazo para que as escolas cadastrem no site do Mec seus projetos vence no dia 07.09.2013, já tendo a Diretoria de Ensino de Piracicaba, http://www.derpiracicaba.com.br, publicado em sua rede material de orientação (http://www.derpiracicaba.com.br/o/ivconferenciainfantojuvenilpelomeioambiente e
    http://www.derpiracicaba.com.br/redes/redes-2013-1/0533-2013-ivconferenciainfanto-juvenilpelomeioambiente) . Mas seria interessante conhecermos a fundo as experiências de COM-VIDA em andamento na cidade, tanto as COM-VIDA que porventura se formam no momento quanto as que são fortalecidas. Assim sendo, a conselheira Letícia repassou para as professoras de Ciências do Núcleo Pedagógio da Diretoria de Ensino de Piracicaba, Luciana e Marly, a idéia de publicarmos as memórias das conferências das escolas de Piracicaba no blog da conferência, http:/ivcnijmasp.wordpress.com , local adequado para isso ao propiciar espaço para informação (com a publicação de notícias) e comunicação (com a publicação de comentários). As professoras entrarão, segundo a conselheira Letícia, em contato conosco em breve. Se necessário, você pode intermediar a publicação dessas memórias (se levadas a efeito) junto ao pessoal responsável pelo blog, Simone?
    Aguardemos contato das professoras Luciana e Marly quando as convidarei para conosco interagir por aqui inicialmente, uma vez que importante mesmo é que interajamos através do blog oficial da conferência, o IVCNIJMASP.WORDPRESS.COM. Você não acha, Simone?
    Um forte abraço, Simone. Outro para você, Letícia. Bom final de semana a todos(as), Carlos.

  3. Carlos Henrique Tretel permalink
    setembro 17, 2013 12:17 am

    Acabo de enviar e-mail a vocês, Letícia e Simone, com cópia para todas as pessoas ou entidades para as quais envio regularmente informações e convites à interação, tanto por aqui, pelo De Olho nos Conselhos, quanto pela Rede Social Conae, http://redesocialconae.mec.gov.br, especificamente na conferência livre que administro, intitulada PLANO DE EDUCAÇÃO: POR QUE MINHA CIDADE AINDA NÃO TEM UM? (A QUEM INTERESSA QUE MINHA CIDADE NÃO TENHA UM PLANO DE EDUCAÇÃO?). Reproduzo o e-mail logo mais abaixo, pois, a fim de que criemos condições objetivas para continuidade, ou melhor, início das conversas, pois (não sei por qual motivo) vocês pararam de interagir. O que há com vocês? A saúde de Letícia não anda lá muito boa. E a sua, Simone? Como está? Um abraço, Carlos.

    ” Mensagem enviada
    Por: Carlos Henrique Tretel
    Para: Letícia Vidor de Sousa Reis, membro do Conselho de Educação de Piracicaba-SP, representante da Diretoria Regional de Ensino em Piracicaba-SP
    Cópia com: Simone Portugal, ex-membro do Conselho de Educação de Piracicaba-SP, representante do segmento de pais, atual consultora em Brasília da IV Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente

    Cara conselheira Letícia, bom dia!
    No mês passado, conversávamos eu, catretel@ig.com.br, você, leticiavidor@hotmail.com, e a consultora em Brasília-DF da IV Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, a Simone Portugal, siportugal@ig.com.br, sobre a etapa de Piracicaba que realizar-se-á (salvo engano) nos próximos dias 26 e 27 de setembro. Uma parte do que conversamos se encontra registrada no blog De Olho nos Conselhos, especificamente no https://deolhonosconselhos.wordpress.com/2013/08/12/guiomar-e-palma-sao-reeleitos-para-presidir-cee-sp/#comments , pois eu tinha (e tenho) interesse de acompanhar e divulgar tanto a conferência quanto a preparação das escolas participantes desta etapa municipal. Estou à espera até o momento de retorno por parte das professoras de ciências Luciana e Marly do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de Piracicaba quanto à idéia de publicarmos as memórias das conferências das escolas de Piracicaba, idéia que, a princípio, você tinha achado boa. Não ficamos sabendo a opinião, no entanto, das professoras. O que acharam elas da idéia? Chegaram elas a comentar alguma coisa? Você falou com elas pessoalmente sobre o assunto ou foi somente por e-mail? Aguardo ainda retorno por parte delas. OK? Se possível for, logicamente, pois fiquei sabendo na última reunião do Conselho de Educação de Piracicaba, realizada no último dia 12, que você não anda lá muito bem da coluna. Estimo-lhe melhoras. Um abraço, Carlos Tretel”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: