Skip to content

Conselhos escolares é tema de reunião do CME-Piracicaba

setembro 26, 2013

O blog De Olho nos Conselhos publica textos de cidadãos(ãs) que acompanham reuniões dos conselhos de educação de sua cidade ou estado, reservando-se o direito de editar as informações. O conteúdo do relato, de caráter pessoal, não é de responsabilidade do Observatório da Educação. Escreva para observatorio@acaoeducativa.org para participar.

Por Carlos Henrique Tretel, de Piracicaba (SP)

Relato da reunião ordinária do Conselho Municipal de Educação de Piracicaba (CME-Piracicaba) do dia 12/09/13. (Leia aqui a pauta da reunião)

Na reunião do último dia 12 de setembro, os conselheiros apresentaram informes específicos sobre o funcionamento dos conselhos escolares na cidade de Piracicaba. No entanto, a exposição dos conselheiros não demonstrou que possuíam conhecimento do funcionamento dos conselhos, com cada qual elaborando seu discurso sem levar em consideração os discursos de seus antecessores. Como resultado de falas desencontradas e sobrepostas, sequer foram feitas propostas de encaminhamento para a solução das dificuldades por que passam os conselhos escolares.

Conae 2014

Apesar de a etapa estadual da Conferência Nacional de Educação (Conae) já se iniciar nesta próxima sexta-feira (27/09), ainda não se divulgou a programação da II Conferência de Educação de Piracicaba.

Em 2001, foi realizada a I Conferência de Educação de Piracicaba, cujo documento final foi disponibilizado pela conselheira Renata Fedrigo.

Leia aqui o relato completo enviado por Carlos Henrique Tretel

Veja informativo sobre a etapa estadual da Conae 2014

Veja convite para o 2º Encontro dos Conselheiros Municipais de Educação da Região Administrativa de Campinas

Veja divulgação sobre a Jornada Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba

Acesse o site da II Conferência Intermunicipal de Educação – Conae Campinas – SP

Veja informações sobre o 17º Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação

Acesse site do Fórum Estadual de Educação

Veja documento final da 1ª Conferência Municipal de Educação de Piracicaba (Páginas: 1234567891011121314151617181920)

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Carlos Henrique Tretel permalink
    outubro 11, 2013 2:11 pm

    Iniciei hoje a composição do relato da reunião ordinária do Conselho de Educação de Piracicaba realizada ontem, 10.10.2013, enviando e-mail aos membros da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Piracicaba, uma vez que um dos assuntos tratados durante a reunião se referiu a uma reunião envolvendo a Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Piracicaba, o Conselho e a Secretaria de Educação de Piracicaba. Reproduzo-o logo mais abaixo, a fim de que agreguemos até o final da semana que vem informações que possibilitem um bom relato dessa reunião.

    De: Carlos Henrique Tretel
    Para: Vereadores Pedro Kawai, Paulo Camolesi e Paiva, membros da Comissão de Educação da Câmara de Piracicaba
    Cópias com: todos os conselheiros de educação de Piracicaba, todos os delegados eleitos na etapa intermunicipal do Polo Campinas para a estadual da Conae 2014, à comissão organizadora do Fórum de Educação do Estado de São Paulo, FEESP, aos cuidados de Conceição Fornasari, concefornasari@gmail.com e feesp@edunet.sp.gov.br, todos os membros da Comissão de Educação do Senado Federal, todos os membros da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa de São Paulo, à presidente e ao ex-presidente da Rádio Educativa de Piracicaba, ao Imaflora, ao Observatório Cidadão de Piracicaba, ao Observatório da Educação da ONG Ação Educativa, ao Salto para o Futuro, à Rede Social Conae, à CBN-Campinas, à TV Unimep, à Apeoesp, ao SinproCampinas, à Fepesp, entre outros.
    Assunto: REUNIÃO ENTRE A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CÂMARA DE VEREADORES, O CME E A SME: PEDIDO DE INFORMAÇÃO(ÕES) E DOCUMENTO(S)

    Prezados vereadores Pedro Kawai, Paulo Camolesi e Paiva, membros da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Piracicaba, bom dia!

    Tendo assistido à reunião ordinária do Conselho de Educação na data de ontem, 10.10.2013, fiquei sabendo através de sintético, mui sintético relato dos conselheiros Ronaldo Maciel e Renata Fedrigo e da presidente Sandra Perina de uma reunião havida (em dia, tomara por enquanto, incerto e não sabido) entre a Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Piracicaba, representada pelos vereadores Pedro Kawai e Paulo Camolesi, o Conselho Municipal de Educação – CME, representado (salvo melhor informação dos participantes) pelos referidos conselheiros, e a Secretaria Municipal de Educação – SME, representada (salvo também melhor informação dos participantes) pela secretária Ângela Maria Cassavia Jorge Corrêa, em que nova(s) regra(s) para a inscrição e permanência de crianças em período integral nas escolas de educação infantil da cidade para o ano de 2014 foi(ram) discutida(s), notadamente a que diz respeito à necessidade de monitoramento (bimestral ao que parece) do vínculo empregatício das mães dessas crianças. Nova(s) regra(s) essa(s) já aprovada(s), salvo melhor juízo, até porque já precedida(s) de necessário parecer favorável do CME, proferido (ainda que apenas verbalmente) em reunião do início deste ano, conforme matéria postada em https://deolhonosconselhos.wordpress.com/2013/02/18/cme-piracicaba-conselho-se-organiza-para-conferir-as-contas-da-secretaria-municipal-de-educacao/ .

    Matéria essa que, oxalá com a ajuda dos senhores, continuarei(emos) a escrever. Para o que necessárias se fazem respostas a algumas inquietações jornalísticas básicas, de praxe, daquelas do tipo quando? onde? por quê? para quê? com quem? para quando? a partir do quê? a pedido de quem? e, principalmente, onde visualizar o documento final, o produto de todo o trabalho: no Portal dos Conselhos? Daqui? Ou do Palácio de Buckingham?

    Senão, vejamos:

    1- No daqui, http://conselhos.piracicaba.sp.gov.br/cme/ , infelizmente, e como sempre, não há registro algum de tal reunião. Aliás não há registro de atividade alguma do CME neste ano de 2013. Temos até a impressão, ao acessá-lo, de que o CME foi desconstituído no ano passado, quando se postou por lá uma ou outra convocação e ata, acompanhadas de uma mensagem monossilábica postada por ocasião da inauguração solene do portal. E nada mais a partir de então. Sugiro até que mudemos seu nome para Portal para Inglês Ver. Talvez Portal dos Conselhos de Buckingham? Mais agradável aos ouvidos daqueles a que se destina? Quem sabe… Certo é que uma excelente ferramenta para controle social se encontra abandonada, sem uso. Inservível, pois. Nobres edis, lordes locais, why?
    2- Pesquisando no site da Câmara de Vereadores,www.camarapiracicaba.sp.gov.br, notícia a respeito de tal reunião também nada localizei.
    3- E pesquisando, por fim, no site da Secretaria de Educação,www.educacao.piracicaba.sp.gov.br, igual (má) sorte tive.

    Afinal, senhores vereadores, e conselheiros também, tratou-se de reunião secreta? Nada se fala e se divulga dela antes, durante e mesmo depois de acontecida? Uai. Ou melhor, no caso em questão, why? Aliás, diga-se de passagem (se me permitem a observação) está demorando muito para a página eletrônica da Comissão de Educação ficar pronta, os senhores não acham? De positivo (para sermos bem otimistas) fica a esperança de que pela demora esteja sendo ela construída com muito esmero, muito capricho. Espero, assim, que nos surpreendam positivamente, senhores vereadores, até para que não digamos depois que a demora se deveu ao fato dos senhores não saberem o que fazer… e aí fizeram qualquer coisa…só para inglês ver… O que seria por demais lamentável. Mas sou otimista. Acho que contará essa página eletrônica até com espaço para interação com os internautas, com espaço para postagem de comentários diversos e, quiçá, para realização de fóruns de discussão. Tudo mediado, logicamente, pelos senhores. E não pelos ingleses, uai. Espero que assim seja em breve. Desde que, logicamente, com a supervisão (ou mediação) dos senhores inclusive sobre os construtores dessa página eletrônica, mediando tudo desde já. E pressão também, por que não? Afinal, um pouquinho de pressão, na dose certa, é sempre saudável, faz bem. Do contrário é tudo só para inglês ver e nada mais que isso.

    Para que minoremos por enquanto o desconforto que tamanho estado de desinformação proporciona a todos nós, brasileiros e brasileiras, escrevo-lhes esta mensagem então, no sentido de solicitar informações mais detalhadas a respeito dessa reunião havida em dia e horário por enquanto incertos e não sabidos, a fim de que eu possa repassá-las aos leitores do blog para o qual escrevo, o De Olho nos Conselhos de Educação, http://www.deolhonosconselhos.wordpress.com. Igual solicitação fiz à conselheira Renata Fedrigo na data de ontem, que ficou de me enviar a contribuição que lhe for possível.

    Da parte dos senhores, no entanto, seria interessante saber, por exemplo, quais foram suas contribuições (enquanto membros da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores) para a elaboração do documento (espécie de dossiê ou normativo) apresentado na reunião de ontem em algumas poucas vias de papel, em número insuficiente sequer para o número de conselheiros presentes. Espero receber esse documento da conselheira Renata Fedrigo (ou mesmo dos senhores) para efeito de reprodução no De Olho nos Conselhos, em arquivo PDF, se possível e por gentileza, arquivo esse que permite melhor visualização.

    Quanto a esse documento, cabe aqui mais uma observação, se me permitem, de que se tivesse sido divulgado na reunião de ontem o link em se pode visualizar tal documento, mais fácil e compreensível ficaria essa nossa conversa, bem como a reunião do CME de ontem à noite, os senhores não acham? Mas aposto no bom entendimento dos senhores que lhes permitirá intuir de que documento se trata.

    Resumidamente, então, e a fim de que não percamos o escopo deste meu pedido, pergunto-lhes, senhores vereadores: para a elaboração do documento (dossiê, normativo ou algo que o valha) apresentado na reunião do CME de ontem, 10, a Comissão de Educação apresentou contribuição(ões) própria(s) que tenha(m) contribuído para o seu embasamento e/ou formalização? Em caso positivo, qual(is) seria(m) essa(s) contribuição(ões)? Detalhe-a(s), por favor. E a(s) ilustre, se possível, repito, com documento(s) em arquivo PDF.

    Peço-lhes a gentileza de me enviarem quaisquer contribuições (estudo, pesquisa, ofício-pergunta, ofício-resposta, parecer ou outro documento que os senhores por certo melhor poderão avaliar) até o final da semana que vem, quando espero finalizar o relato da reunião de ontem do CME e encaminhá-lo para publicação.

    Antecipadamente grato por todas as eventuais colaborações, despeço-me, desejando a todos, especialmente aos vereadores e aos conselheiros, um bom final de semana.

    Um abraço, Carlos Henrique Tretel.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: