Skip to content

CME-SP: Presidente comparece à assinatura do Programa Mais Educação São Paulo

outubro 15, 2013

Na última quinta-feira (10/10), o presidente do Conselho Municipal de Educação de São Paulo (CME-SP), João Gualberto de Carvalho Meneses, compareceu à assinatura do Programa Mais Educação São Paulo pelo Prefeito Fernando Haddad. Apesar de não ter realizado nenhuma fala na cerimônia, o presidente fez relato sobre o lançamento do programa na última reunião do conselho realizada no período da tarde da mesma quinta-feira.

 

O programa elaborado pela atual gestão do governo municipal foi anunciado no último dia 15 de agosto e ficou aberto para consulta pública até o dia 15 de setembro. Entre as medidas anunciadas, estão previstas, entre outras mudanças, a reorganização das séries do ensino fundamental para três ciclos (o de alfabetização, o interdisciplinar e o autoral) e o aumento da possibilidade de reprovação (nos 3º, 6º, 7º, 8º e 9º anos).

 

Segundo João Gualberto, foram recebidos mais de três mil comentários sobre a reforma e, apesar de já estar assinado pelo Prefeito, poderá ser alterada enquanto estiver em fase de implementação.

 

No último sábado (12/10), além do Programa Mais Educação São Paulo (decreto 54.452/2013), foram divulgados no Diário Oficial da cidade de São Paulo mais dois outros decretos que estabeleceram as atribuições dos profissionais de educação da rede municipal de São Paulo (decreto 54.453/2013) e as diretrizes gerais para a elaboração dos regimentos educacionais das escolas da cidade (decreto 54.454/2013).

 

Avaliação sobre o Programa

Apesar de não terem sido oficialmente consultados sobre as propostas, os integrantes do CME-SP analisaram o programa em reunião extraordinária realizada no último dia nove de setembro.

 

Entre as críticas, os conselheiros apontaram a preocupação com o aumento da possibilidade de reprovação dos alunos e a falta de diagnóstico que fundamentasse as propostas anunciadas pelo governo municipal. (Leia matéria sobre as críticas realizadas pelos conselheiros).

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: