Skip to content

Secretário de Educação avalia programas realizados em 2013 e apresenta perspectivas para próximo ano na rede estadual de ensino

dezembro 20, 2013

O secretário estadual de educação Herman Voorwald compareceu à última reunião do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE-SP), realizada no dia 18 de dezembro, para apresentar um balanço dos programas realizados em 2013 e perspectivas para as ações da secretaria no próximo ano. Entre outras informações, o secretário apresentou dados relacionados ao Programa Educação Compromisso de São Paulo. O programa foi lançado em dezembro de 2013 e tem como objetivo “posicionar a rede paulista entre as melhores do mundo até 2030”. (Veja levantamento sobre o tema realizado pelo Observatório da Educação em 2012).

 

Uma das críticas feitas ao Programa foi que o estado não possuía um plano de educação que estabelecesse metas de médio e longo prazo, optando por uma série de projetos e ações isoladas. O Estado de São Paulo continua sem um plano de educação (Saiba mais sobre os planos municipais e estaduais de educação).

 

O planejamento, segundo o secretário, foi “construído com olhar em 2013 e tem pilares muito bem definidos como a gestão de pessoas, as ações pedagógicas, a criação de um novo modelo de ensino integral e a participação popular”. No caso do ensino integral, por exemplo, Herman explicou que ele será expandido também para alunos do ensino fundamental I, além dos estudantes do ensino fundamental II, que já teriam sido incluídos no programa em 2013.

 

“Essa reestruturação é absolutamente fundamental para dar a base sólida ao programa, que tem como alicerce a descentralização com responsabilidade, dando condições para que as diretorias de ensino façam os projetos chegarem às escolas de maneira mais eficiente”, analisou o secretário. Quanto ao ensino médio integral, Herman afirmou que a secretaria contará com mais de 180 escolas em 2014: “é muito importante que haja adesão, estrutura e formação de professores. É um processo que tem que ser muito sólido e consistente para dar aos jovens que têm interesse a possibilidade de uma educação de qualidade”.

 

Questões docentes

Também na mesma reunião, o secretário Herman apresentou perspectivas para o que chama de gestão de pessoas na rede estadual. “Ano que vem vamos ter um aumento de 8,12% no salário, além do incentivo à dedicação exclusiva dos professores”, disse o secretário, que defendeu que “um dos compromissos do governador é com a reestruturação, sem tirar o professor da sala de aula, além de viabilizar a contratação de profissionais que atendam a essa reestruturação”.

 

A partir de fevereiro, segundo ele, será feita a contratação de 20 mil professores, além de concursos para 1.450 diretores de escola em um novo modelo de estágio probatório, 17 mil agentes de organização escolar, 97 analistas socioculturais, 96 agentes técnicos de saúde e 800 cargos de analista administrativo. Quanto à aposentadoria dos servidores da área educacional, Herman afirmou que o prazo entre o pedido do servidor e a homologação em diário oficial deverá ser de, no máximo, 90 dias.

 

Mudança de secretário

Ao final da reunião, o secretário relatou aos integrantes do CEE-SP que o conselheiro João Cardoso Palma está deixando a função de secretário adjunto da educação do Estado de São Paulo. Após agradecer a participação de Palma na secretaria durante os últimos três anos, Herman anunciou que seu então secretário adjunto está sendo substituído pela também conselheira Cleide Bauab Eid Bochixio. Até então, Cleide exercia a função de coordenadora de gestão de Recursos Humanos na SEE-SP e foi secretária municipal de educação da cidade de Santo André, entre 2009 e 2012.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: