Skip to content

Conselho realiza 1º Encontro de Formação de Conselheiros Escolares de Piracicaba

março 15, 2014

O blog De Olho nos Conselhos publica textos de cidadãos(ãs) que acompanham reuniões dos conselhos de educação de sua cidade ou estado, reservando-se o direito de editar as informações. O conteúdo do relato, de caráter pessoal, não é de responsabilidade do Observatório da Educação. Escreva para observatorio@acaoeducativa.org para participar.

 

Por Carlos Henrique Tretel, de Piracicaba (SP)

 

Relato da reunião ordinária do Conselho Municipal de Educação de Piracicaba (CME-Piracicaba) do dia 13/03/14.

No último dia 19 de março foi realizado o 1º Encontro de Formação de Conselheiros Escolares de Piracicaba, às 19h, com a apresentação do professor Flávio Caetano da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). O encontro foi organizado pelo Conselho Municipal de Educação de Piracicaba (CME-Piracicaba) e realizado no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação e contou com a presença de diretores e presidentes de conselhos das unidades escolares municipais da cidade.

Com o espaço lotado, o professor Flávio Caetano provocou a plateia ao fazer provocações questionando-a se realmente queriam um conselho e se os conselhos eram de fato atuantes. O grande desafio, no entanto, é a maior participação da comunidade escolar e das famílias mediante a formação continuada nos eventos a serem realizados no anfiteatro. O encontro foi realizado a partir de uma parceria entre o CME-Piracicaba, o professor Flávio Caetano e o Ministério da Educação (MEC).

Plano Municipais de Educação

Na reunião, também, a presidenta do CME-Piracicaba, Sandra Helena Perina, fez apresentação sobre o “I Encontro O Direito à Educação e a Gestão de Planos Municipais de Educação”, que será realizado em Rio Claro, no dia 21 de março de 2014. Organizado pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME/SP), o evento contará com a presenta do Projeto De Olho nos Planos, Instituto Natura, Associação Cidade-Escola e Iniciativa da UNICEF e CNDE – Fora da Escola não Pode.

 

Veja o relato completo enviado por Carlos Henrique Tretel.

Veja o certificado de participação de Carlos Henrique Tretel no Encontro de Formação de Conselheiros Escolares de Piracicaba.

Leia o relatório da reunião feito pela conselheira Letícia Vidor de Sousa Reis.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Carlos Henrique Tretel permalink
    abril 12, 2014 1:01 am

    Parabéns, gente da Ação Educativa! Gustavo e Gabriel, a edição do relato da reunião do mês de março ficou melhor do que a encomenda, mescla na verdade do meu relato com o da conselheira Letícia. Ficou ótimo, até porque todo ponto de vista é (como alguém já disse alhures) a vista de um ponto, e no que me encontro (de ouvinte) muitas percepções, por vezes, me escapam, até porque trocam entre si rotineiramente os conselheiros e-mails que lhes possibilitam chegar à reuniões já com uma idéia em formação sobre o que será discutido, o que provoca por vezes que o que é claro para os conselheiros não o seja para os ouvintes da plateia, como é o meu caso. Assim, saber o relato das reuniões que porventura fazem os conselheiros é por demais interessante para completar a visão que se pode alcançar delas. E com essa edição conjunta de dois relatos vocês sinalizam-nos, de quebra, a interessante possibilidade de novas outras mesclagens por aqui. Parcerias, digamos assim. Para a próxima edição, por exemplo, já conto com uma interessantíssima colaboração da conselheira Marilice que acaba de nos brindar com uma cópia de sua tese de doutorado CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM MUNICÍPIOS DO ESTADO DE SÃO PAULO: INSTITUIÇÃO, ATRIBUIÇÕES E PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Encaminharei-a para publicação também no De Olho nos Conselhos, Gabriel e Gustavo, em breve, se Marilice assim permitir logicamente, até porque ainda sujeita a sua tese (como ela me alertou) a correções e alterações a critério da banca examinadora. Ela fará a defesa de sua tese na Unimep aqui de Piracicaba no dia 25.04.2014 às 9 horas. Conte com a nossa torcida, Marilice. E com um ou outro comentário (ou quem sabe uma entrevista contigo) sobre a sua tese, com a leitura da qual farei com certeza o meu fim de semana mais feliz. Posso enviar, Marilice, cópia de sua pesquisa, ainda que versão para a defesa de sua tese, para os demais interlocutores de minha lista de discussão? Fazendo mais pessoas felizes? Um abraço, Marilice. E obrigado pela cópia de sua pesquisa. Obrigado, Gabriel e Gustavo, pela provocação da percepção de que um olhar ampliado é sempre melhor do que aquele oferecido por apenas um dos lados. As parcerias estão aqui em Piracicaba, pois, em alta. Inclusive com São Paulo, Suzano, Charqueada… No I Encontro de Formação de Conselheiros Escolares realizado no último dia 13 haviam diretores e presidentes de conselhos de escolas da região e de Suzano inclusive! Marília, pelo que nos contou Renata Fedrigo quinta-feira passada, achegou-se recentemente ao CME-Piracicaba para ver como é que se faz para avançar na gestão democrática, pois o que se vê por aqui em Piracicaba hoje é, sem dúvida, um avanço. O objetivo final ainda se encontra ao longe mas caminhamos em direção a ele. Que bom!!! Como bom espero que seja o final de semana de todos(as) vocês. Um abraço, Carlos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: