Secretaria apresenta projeto de aula interativa ao CEE-SP; 39 empresas enviaram propostas
Parceria Público-Privada tentará levar tecnologia para a sala de aula e empresas serão responsáveis inclusive pelo conteúdo pedagógico; conselheiros não questionaram caráter privatista da iniciativa e chegaram a parabenizar o setor
No dia 25 de abril, os Conselheiros participaram de uma sessão extraordinária no Conselho Estadual de Educação (CEE-SP). Era uma palestra da coordenadora da Escola de Professores Paulo Renato, Vera Lucia Costa, e de Adriano Cansian, diretor de TI (tecnologia da informação) da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). Eles apresentaram o projeto de aula interativa da Secretaria de Educação, que será uma Parceria Público-Privada (PPP).
Este projeto, que tem como base experiência-piloto realizada em Hortolândia, é chamado de aula interativa. A concessão da PPP terá uma duração de dez anos.
De acordo com o edital, o contrato deverá abranger toda a rede estadual de ensino. Atualmente, esses números são: 5.150 escolas; 2,95 milhões de alunos; 163 mil professores; 10.300 diretores e Vice-Diretores; 46 mil salas de aula e ambientes de formação com atendimento por turnos (diurno e noturno), em 93 mil classes de alunos (dados de janeiro/2012).
Sugestão da Dell
Os palestrantes contaram que tudo começou quando a empresa Dell apresentou interesse para o Estado – o “provocou” – ao sugerir que o modelo de Hortolândia fosse replicado nas escolas de ensino fundamental 2 e médio. Mas apenas lousa digital com conteúdo interativo era muito pouco, disseram.
No CGPP (Conselho Gestor do Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas), a proposta foi aprovada por unanimidade, inclusive com menção de louvor. O projeto virou programa prioritário do governo, no mesmo dia da apresentação ao Conselho.
A fase atual do processo é a de “chamamento público” (leia aqui o conteúdo publicado no Diário Oficial em 4 de abril de 2012). “Chamamos empresas que poderiam ter interesse… Tínhamos expectativa que viessem consultorias, empresas de tecnologia e conteúdo. Nossas expectativas foram superadas: 39 empresas inscritas, grupos muito poderosos”, afirmou Vera.
Cerca de quinze dessas 39, disse, são “grandes grupos e importantes parceiros”. As empresas têm 90 dias pra apresentarem estudos e projetos de modelagem. Depois, a Secretaria tem 60 dias para julgar a proposta vencedora ou compormos propostas diferentes. Daí, a licitação, que está prevista para setembro. A perspectiva é de assinar contrato já em 2013.
Objetivos
Os palestrantes defenderam que não se trata de um projeto que substitui a escola ou o professor, apenas dá mais subsídios para o professor melhorar sua aula. “temos que apostar na escola como instituição, apostar no professor e que temos que dar recursos para que professor possa ensinar melhor”, disse Vera.
A parte que caberá à empresa vencedora está descrita no edital de chamamento:
1) Formação dos Professores, Diretores e Vice-Diretores (inclusive na modalidade Educação a Distância);
2) Desenvolvimento e disponibilização de conteúdo digital interativo – para alunos e professores;
3) Fornecimento, instalação e manutenção de tecnologias digitais (projetor interativo/lousa digital, servidor, computador etc.) nas salas;
4) Infraestrutura de Suporte – preparação da rede elétrica, rede lógica cabeada e Wi-Fi e adequações físicas necessárias em todas as unidades escolares e ambientes de formação;
5) Sistema Integrado de Gestão – ferramenta integrada para suportar a condução da formação dos Professores e a disponibilização do conteúdo digital interativo em sala de aula (que vai possibilitar avaliação e monitoramento de todo o projeto)
6) Gestão, Operação e Manutenção
7) Implantação
A propriedade intelectual de todo conteúdo pertencerá à Secretaria, informaram.
Alguns conselheiros se mostraram relutantes para aceitar o caráter prioritário desse projeto. Outros se mostraram preocupados por se tratar de tecnologia, algo que muda constantemente. Arthur Fonseca chamou o protótipo de “prematuro”. Já Guiomar defendeu o projeto: não seria possível culpar a Secretaria de Educação de SP por falta de projeto uma vez que o “Brasil não tem projeto”.
não acho sinceramente que a questão da educação neste momento se resolva com lousa digital e tecnologia! parece que há coisas mais importantes para se encaminhar…
Olá!
Hoje, às 9 horas da manhã, na TV Escola, daqui a pouquinho portanto, será reprisado o programa 16 da série CAMINHOS DA ESCOLA, do MEC, especialmente produzido para focar a educação integral, proposta muito mais interessante do que a ventilada nessa reunião do CEE-SP do último dia 02. Ventilada e, inexplicavelmente, levianamente mesmo, muito bem aceita, pois essa possibilidade de concessão de PPP é, para mim, de muito maior interesse para a iniciativa privada. O interesse público é alcançado, sem dúvida alguma, com iniciativas como a da Escola Estadual Venina Correa, de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, uma das escolas focadas nesse programa 16 do Caminhos da Escola.
Educação integral: por que poucos se atrevem a apostar nesta idéia? Ou ao menos refletir com maior profundidade sobre ela? Necessidade de, para oferecê-la a todas as crianças, mais recursos financeiros? Por que será então que os(as) deputados(as) do PSDB (partido que governa o Estado de São Paulo há décadas) quase não se manifestam sobre o percentual do PIB brasileiro necessário para o atingimento das metas do novo PNE? E, quando o fazem, o fazem de maneira muito superficial…
Por que será?
Alguns(as) dos(as) conselheiros(as) do CEE-SP se arriscariam a explicar isso?
Acho que não… Afinal, ao que parece, o sr. governador não permite que eles tenham opinião própria… Não é mesmo?
De toda forma, vale a pena conferir, daqui a pouquinho, às 9 horas, a estimulante iniciativa da Escola Estadual Venina Correa, de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. Cidade educadora, é disso que, de fato, precisamos.
Reproduzo, pois, a chamada para o programa de hoje, educação integral. Quando a teremos para todas as crianças?
“Série: CAMINHOS DA ESCOLA
Programa: CAMINHOS DA ESCOLA – EPS. 16 – EDUCAÇÃO INTEGRAL
Sinopse:
O Caminhos da Escola vai até a Escola Estadual Venina Correa em Nova Iguaçu, RJ, para conhecer uma escola de educação integral que conseguiu unir arte, esporte e aprendizagem para melhorar a qualidade do ensino.
O músico Fred Zero Quatro, da banda Mundo Livre SA, vai até a Escola Estadual Clóvis Bevilaqua e bate um papo com os alunos sobre sua carreira, sobre música e sobre conhecimento.
E o desafio também vai tratar de música. No Colégio Estadual Vicente Januzzi, os alunos tem o desafio de montar um recital envolvendo música clássica.
Duração: 50 minutos
Faixa de Ensino”:
Fonte: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_jumi&fileid=3&dia=06&mes=05&ano=2012&Itemid=235
Há inúmeras gargalos na educação pública estadual de SP. Projetos sem valorização do recurso humano são natimortos.
E por falar em financiamento da educação, gente, reproduzo logo mais abaixo matéria que recebi hoje por e-mail da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Maiores informações no site da Campanha, http://www.campanhaeducacao.org.br. Um abraço, ou melhor, um tuíte, Carlos.
“Participe do tuitaço pelos 10% do PIB para a educação pública
Brasil, 28 de maio de 2012.
Amanhã, dia 29 de maio, terá início a votação do novo Plano Nacional de Educação (PNE), que determinará as diretrizes, metas e estratégias educacionais para os próximos dez anos. Um dos pontos mais debatidos do novo PNE é a meta 20, que trata dos investimentos a serem feitos pelos governos (federal, estaduais, distrital e municipais) em educação.
Com o objetivo de convocar os/as parlamentares a alterarem a meta 20 do novo PNE, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, criadora e coordenadora do movimento “PNE pra VALER!”, realizará um tuitaço em defesa de um patamar de investimento público em educação pública equivalente a 10% do PIB. A mobilização via Twitter acontecerá na terça e quarta-feira, respectivamente, dias 29 e 30 de maio, a partir das 10 horas da manhã até às 20 horas de cada data.
Até o momento, o relatório substitutivo do novo PNE, apresentado pelo relator da matéria, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), prevê um patamar de 7,5% do PIB (Produto Interno Bruto) em investimento público direto em educação (recurso público investido em educação pública). Está comprovado por estudos da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e da Fineduca (Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação) que esse patamar é insuficiente e incapaz de aliar expansão de matrículas com padrão de qualidade. O Comunicado 124 do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada do Governo Federal) apresenta diversas alternativas de fontes de financiamento capazes de viabilizar os 10% do PIB para a educação pública. Não há mais desculpa.
A sociedade brasileira quer uma escola pública de qualidade! O patamar de 10% do PIB de investimento público direto em políticas educacionais é o mínimo para se garantir o direito à educação pública de qualidade para todos e todas.
Para colaborar com a Campanha Nacional pelo Direito à Educação e os/as parlamentares da Comissão Especial a garantirem um “PNE pra VALER!”, participe do tuitaço! Agora é a hora!”
Veja abaixo algumas sugestões de tuítes do movimento “PNE pra VALER!”.
Se você deseja efetivar o direito de todos e todas à educação pública de qualidade, divulgue a mobilização e participe!
Tuites sugeridos pelo movimento “PNE pra VALER!”:
Deputados @angelovanhoni, @antonioroberto, @arturbruno #VOTA10 #PNEpraVALER!
Deputados @canzianialex, @chico_lopes, @dep_ivanvalente #VOTA10 #PNEpraVALER!
Deputados @dephugoleal, @deplelocoimbra, @depmarcosmontes @depneiltonmulin #VOTA10 #PNEpraVALER!
Deputados @depronaldo, @deputadoariosto, @deputadobiffi, @deputadogilmar #VOTA10 #PNEpraVALER!
Deputados @deputadojoaquim, @df_paulofreire @dpmarciomarinho @drubiali #VOTA10 #PNEpraVALER!
Deputados @drrosinha, @eduardobarbosa, @eliseupadilha, @emiliano_jose #VOTA10 #PNEpraVALER!
Deputados @esperidiaoamin_, @izalcilucas, @marchezan, @luiznoe #VOTA10 #PNEpraVALER!
Deputadas @fatima_bezerra, @maragabrilli, @profdorinha e @teresasurita #VOTA10 #PNEpraVALER!
Deputados @jorginhomello, @onyxlorenzoni, @osmar_serraglio, @paulorubem #VOTA10 #PNEpraVALER!
Deputados @profnewtonlima, @raimundo_matos, @raulhenry, @renanfilho_, #VOTA10 #PNEpraVALER!
Deputado @setimo1577, @severinoninho, @stepanrio, @waldirmaranhao, #VOTA10 #PNEpraVALER!
@alessandromolon PNE pra Valer é com 10% do PIB para a educação pública #VOTA10 #PNEpraVALER!
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Fonte> campanha@campanhaeducacao.org.br e pnepravaler@campanhaeducacao.org.br